Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Associação Médica de Carajás apela para que mineradora paralise temporariamente suas atividades

Mostrando-se preocupada com a progressão do número de casos de covid-19 em Parauapebas, a Associação Médica de Carajás (AMC), presidida pelo médico Maryel Vieira Mendes, emitiu nesta terça-feira (23) nota pública solicitando que a empresa Vale paralise temporariamente suas atividades, a fim de efetivamente contribuir com o corte da cadeia de transmissão do vírus.

Embora a associação reconheça que o Decreto Federal nº 10.329/2020 permita atuação das mineradoras como atividade essencial, ela diz que esta lei não obriga sua atuação a toda sorte. A entidade entende também que a manutenção das atividades de exploração mineral exige enorme circulação de pessoas.

“Diante do cenário crítico enfrentado, a AMC apela mais uma vez aos munícipes para que redobrem a cautela, usem máscaras, evitem aglomerações e pede à empresa Vale S.A. para que contribua com a população parauapebense com a paralisação e/ou redução de suas atividades, de forma a evitar ao máximo a circulação de pessoas”, diz trecho da nota, acrescentando que o momento é de cautela e exige medidas extremas, porque não há bem mais valioso do que a vida.

Maryel Mendes – Presidente da Associação Médica de Carajás

 

No que pese a importância da atividade mineral na região sudeste do Estado do Pará para a economia municipal, estadual e nacional, “não há como olvidar o atual cenário pandêmico e o colapso no sistema de saúde da rede pública e privada no município de Parauapebas e também no Estado do Pará, bem como as diretrizes que os organismos internacionais de saúde já emitiram em relação à inafastável necessidade de manutenção do distanciamento social”, finaliza.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário