Single Posts
Confirmados
26.267
Single Posts
Recuperados
15.327
Single Posts
Óbitos
177

 Publicidade

Atendimento para casos de Covid-19 é ampliado em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Atendimento para casos de Covid-19 é ampliado em Parauapebas

A Prefeitura de Parauapebas decidiu ampliar para todas as 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município o atendimento aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19, que assim passa a ser mais um serviço ofertado pelos postinhos de saúde, que mantêm normalizada a assistência aos pacientes crônicos, gestantes, idosos e demais grupos de riscos.

Com a ampliação, as cinco UBS – do Guanabara, Jardim Canadá, Da Paz, Minérios e Liberdade I – definidas como polos anteriormente para atendimento do coronavírus voltaram aos atendimentos de rotina, com todos os serviços oferecidos, além de manter a coleta de exame de RT-PCR para o diagnóstico da Covid-19.


“Com muito planejamento e cautela, estamos retomando os atendimentos nas UBS. Todos os protocolos estão sendo respeitados para que essa retomada seja gradual e que os munícipes de Parauapebas sejam assistidos da melhor maneira possível”, assegura o secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

A diretora da Atenção Básica de Saúde, Kesia Gomes, ressalta que “todos os pacientes que buscarem as UBS deverão ser submetidos ao acolhimento com classificação de risco, que inclui reconhecer precocemente um caso suspeito e, se necessário, realizar encaminhamento imediato do mesmo para uma área isolada de outros pacientes”.

A Semsa garante ainda que todas as medidas de proteção são adotadas “para diminuir ao máximo possível o contágio nas UBS”, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.

Disk Covid e Drive-thru

Além das UBS, a população de Parauapebas conta com dois outros serviços oferecidos pela prefeitura no enfrentamento à Covid-19. Desde o final de maio, o sistema drive-thru vem realizando o exame de RT-PCR na população, que é o teste padrão usado para identificar o vírus no organismo, com 100% de confiabilidade.

Para fazer o exame, basta agendar dia e horário pelo site testesmoleculares.com.br. Até o início desta semana, mais de 50 mil testes já haviam sido realizados pelo drive-thru. “É uma forma rápida e prática para o diagnóstico da Covid-19”, afirma Gilberto Laranjeiras.

Para quem precisa de orientações e informações sobre o coronavírus, tem o Disk Covid, que pode ser acessado via whatsApp pelo número (031) 98625-3239. O atendimento é 24 horas.

Publicidade

Veja
Também