Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Atletas de Parauapebas conquistam medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Pará encerrou nesta quinta-feira (29) em João Pessoa (PB) a participação nos Jogos Escolares da Juventude com seis medalhas: uma de ouro, no voleibol feminino; duas de prata, no voleibol masculino, atletismo e judô; e duas de bronze, no futsal e handebol.

Com uma delegação de cerca de 150 atletas, o Estado marcou presença na disputa de dez modalidades, das quais seis individuais (judô, atletismo, badminton, tênis de mesa, xadrez e natação) e quatro coletivas no masculino e feminino (futsal, handebol, basquetebol e voleibol).


A medalha de ouro das finais coletivas veio com o voleibol feminino, que mostrou superioridade técnica do início ao fim da competição. “Não perdemos nenhum set durante todos os jogos, e essas meninas trabalharam muito para ganhar esse ouro, que poderia ter vindo no ano passado. Por um problema na inscrição delas, não puderam participar da competição”, disse o técnico do time, Elinho Cunha Silva.

A prata das modalidades coletivas veio também do voleibol. Os meninos do Colégio Santa Rosa repetiram o vice-campeonato de 2015. “Fizemos uma campanha boa esse ano. Tivemos um jogo difícil na fase classificatória contra o Ceará e voltamos a nos enfrentar na final. Os meninos jogaram muito, mas acabamos perdendo de 3 a 2”, disse o técnico do time, Luiz Ernesto Bastos.
O capitão do grupo, Ian Costa, esteve pela primeira vez na disputa de uma competição nacional e ficou emocionado ao receber a medalha. “Tenho 12 anos e treino seis, metade da minha vida. Hoje receber essa medalha significa que nosso trabalho como atletas está no caminho certo. Espero estar de novo aqui no ano vem”, disse.

Os dois bronzes vieram com o futsal das meninas do Colégio Santa Madre e os jogadores de handebol da Escola Municipal Fernando Pessoa, de Parauapebas, sudeste do Pará, que venceram a equipe do Mato Grosso por 30 a 25. Gleidson Campos, um dos artilheiros do time, viajou para fora do Pará pela primeira vez. Apesar de levar no coração a preocupação com os pais, que estão desempregados, também jogou em todas as partidas com muita empolgação, comemorando cada gol marcado. “A gente veio mais para saber como era uma experiência fora do nosso Estado. Ano que vem, com certeza, estaremos muito mais preparados para representar o Pará e brigar, desta vez, pelo ouro”, disse o menino.

O judô e o atletismo garantiram duas medalhas de prata na primeira fase, que envolveu as modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude. A prata foi conquistada pelo aluno Marcus Vinicius Ribeiro Andrade, 14, da Escola Estadual Izabel Amazonas, de Ananindeua. Ele disputou medalha na categoria de peso até 40 quilos com outros 26 atletas. A outra prata foi conquistada por Carolina Moraes, que disputou a prova dos 75 metros pela Escola Estadual Izabel Amazonas, de Ulianopólis, sudeste do Estado.

Reportagem: Kátia Aguiar

Publicidade

Veja
Também