No último sábado (17), o candidato do Partido Avante, Aurélio Goiano, ao lado do seu candidato a vice-prefeito, Chico das Cortinas, reuniu professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) para ouvir e apresentar suas propostas para a área educacional de Parauapebas.
Aurélio iniciou falando que parte da equipe que comandará a Semed, caso seja eleito, estava ali presente e que seu plano de governo não era lacrado, que estava aberto para ouvir, e inclusive, colocar em prática as boas ideias.
Goiano continuou dizendo que a Semed em seu futuro governo terá liberdade total para resolver os problemas, que sem dúvida, hoje são muitos, porém, todos os técnicos capacitados sabem o que fazer para resolver.
Entre suas propostas estão:
– A descentralização, inclusive financeira do transporte escolar e da merenda;
– Diretores e vice-diretores serão escolhidos por meio de eleições diretas, conforme a lei, e por isso Parauapebas deixou de receber algumas dezenas de milhões de reais em 2023 e 2024;
– Criação dos centros de línguas e da cultura digital;
– Instalação de energia solar e câmeras de segurança nas escolas, interligadas ao centro de monitoramento;
– Implantação de Centros Especializados para pessoas com TEA;
– Reforma e padronização física das escolas existentes;
– Implantação do programa das escolas cívico-militares;
– Entre outros;
Posteriormente, foi aberto espaço para que os docentes ou técnicos se manifestassem, porém, Aurélio Goiano antecipou-se e empunhando um tablet de capa vermelha, com a logomarca da SEMED de Parauapebas, afirmou que na sua gestão poderia até não ter tablet, mas teria comida na merenda escolar, (frango, carne e arroz), além de transporte escolar digno e ar-condicionado nas escolas.
Aurélio afirmou que foi com essa promessa do tablete, que o atual prefeito ganhou as eleições, e enganou a todos com mais uma mentira.
Então, os professores começaram a questionar ao candidato, inclusive com alguns muito emocionados em seus depoimentos, onde prevaleceu a reclamação de assédio moral e a falta de merenda, com fortes críticas ao conselho responsável por fiscalizar a merenda escolar.
Por fim, Aurélio Goiano respondeu a todos os questionamentos, afirmando que quem iria cuidar da educação da cidade seriam eles, os professores, pois a equipe na sua futura gestão, caso seja eleito, será técnica e jamais de um vereador.
Sem dúvida alguma, a pasta que o Portal Pebinha de Açúcar mais recebe reclamações é a educação. É bem verdade que em torno de 70% dos alunos vão para a escola sem tomar café da manhã, e em muitas oportunidades, também têm voltado para casa sem merendar ou almoçar.
A qualidade do ensino fundamental tem caído a cada ano, sendo facilmente visível nas notas o IDEB.
As estruturas físicas estão em decadência, uma realidade que até pouco tempo atrás ainda tínhamos escolas de madeira. Exceto nas escolas recém construídas, inclusive com recursos do PROSAP.
Porém quase todas sem a exigência mínima de laboratórios, sala de leitura entre outros.
Sobre as creches, Parauapebas pararam no tempo, não foram entregues as deixadas pelo governo anterior e não buscamos mais nenhuma junto ao governo federal. Ponto importante para que as mães deixem seus filhos e possam trabalhar. Escolas de tempo integral são raridades ou ao que parece, foram extintas.
O desafio é na área da educação é grande! Cabe a classe educacional e a população avaliar as melhores propostas dos candidatos e decidir em quem confiar para gerir quase R$ 600 milhões na educação.