Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Bairro Betânia recebe Mutirão contra Leishmaniose

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A campanha de combate à leishmaniose chegou nesta quarta-feira (23) ao Bairro Betânia, em Parauapebas.

O logradouro faz parte do complexo de bairros Altamira, onde, de acordo com os coordenadores da campanha, não apresenta realidade diferente dos demais, com grande número de casos positivos em cães levados por seus donos para fazer o teste rápido.


“Hoje iniciamos a campanha no 15º bairro, onde esperamos atender ao maior número possível. Nos demais bairros, o balanço foi positivo, por conseguirmos resultado positivo, uma redução significativa nos casos da doença, graças à contribuição da população”, detalhou Carlos Damasceno, coordenador de Vigilância Ambiental e Endemias.

As opções dos donos de cães, em caso de resultado positivo para leishmaniose, são entregar o animal para que seja feita a eutanásia ou levar o animal para casa e proceder o tratamento.

 

Em ambos os casos, é necessário assinar termo de responsabilidade, pois, caso o animal seja levado para casa, passa a ser risco eminente para a saúde pública, pois os mosquitos terão naquele cão um banco da infecção e assim ao picá-lo poderão transmitir a doença para humanos.

“Nos mutirões é feita avaliação do animal com médico veterinário, seguida de teste rápido, para leishmaniose, dando para o dono do animal, em caso de resultado positivo, a opção de levar o animal para casa e proceder o tratamento ou entregá-lo para que se proceda a eutanásia, que é a morte sem dor”, orientou Carlos Damasceno.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Kevin Kaick | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também