Bairro Nova Carajás ganha Unidade Básica de Saúde (UBS)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã desta sexta-feira (14), a Prefeitura de Parauapebas e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) entregam aos moradores do Bairro Nova Carajás a 24ª Unidade Básica de Saúde (UBS) de Parauapebas.

A UBS é composta por 2 (duas) Equipes de Atenção Básica, com estrutura e equipamentos adequados para funcionamento dos serviços, conforme parâmetros do Ministério da Saúde e funcionará de segunda a sexta-feira com horário de 7h às 11h e 13h às 17h. A estimativa é que a nova UBS atende uma média de aproximadamente 15 mil pessoas por mês, com atendimentos diários, entre consultas médicas, de enfermagem, odontologia e procedimentos em geral (vacina, curativos, testes rápidos, inalação e administração de medicamentos).


Os usuários vão poder contar com uma equipe capacitada formada por: 02 médicos, 02 enfermeiros, 02 odontólogos, 02 técnicos de saúde bucal, 07 técnicos de enfermagem 07 auxiliares administrativos, 01 farmacêutico, 01 nutricionista, 01, fonoaudiólogo, 01 assistente social, 03 vigilantes e 02 auxiliares de serviços gerais, e também com o desenvolvimento de programas, como: Saúde sexual e reprodutiva; Pré-natal e Puerpério; Saúde da criança (CD / Proame); Saúde do Adolescente; Programa Saúde na Escola; Saúde do Homem; Saúde Idoso; Saúde Bucal; Doenças Crônicas e não transmissíveis, controle da tuberculose; eliminação da hanseníase, entre
outros.

Os avanços constantes na saúde não param, entre tantas conquistas já alcançadas, a 24ª UBS de Parauapebas é mais um passo que está sendo dado na cidade. As equipes atuam de forma humanizada em espaços mais adequados, garantindo a assistência médica para todos os usuários com os melhores serviços.

Para a dona Ionete Santos, presidente da associação dos moradores do Bairro Nova Carajás, este momento é de muita gratidão. “Essa é uma grande conquista, sempre foi o meu sonho e o sonho de todos os moradores da Nova Carajás. Com essa UBS vamos desafogar o postinho do Novo Brasil e teremos maior conforto por estar perto da nossa casa. Estou muito feliz que nosso Prefeito atendeu o pedido dos moradores”, comenta.

“Há muito tempo se sonha com uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Nova Carajás e hoje esse sonho se torna realidade, através do trabalho em conjunto do nosso Prefeito e do Secretário de Saúde. Iremos iniciar os atendimentos na segunda-feira (17), com o trabalho de acolhimento que é um trabalho diferenciado onde nenhum paciente saí sem ser ouvido e bem atendido”, comenta a Gerente da UBS, Roberta Cavalcante.

“Mais um marco na história da saúde pública de Parauapebas, eu acredito que está UBS, assim como as demais é um desenvolvimento constante na saúde desta forma, teremos um desafogamento em outras redes de atendimento sendo assim, toda população ganhará mais qualidade em saúde”, ressalta o Secretário de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

“Nosso objetivo é que a população tenha acesso rápido a todos os procedimentos necessários, não precisando se dirigir ao Hospital Municipal para ser atendido. Aqui é uma região que estava distante de tudo. O atendimento estava distante e agora nós podemos chegar próximo deles. É importante enfatizar que temos quatro equipes de saúde da família. E isso é maravilhoso porque a gente consegue levar a benfeitoria mais perto para o nosso povo”, declarou o Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

veja também