Mais uma noite de terror é vivida em Canaã dos Carajás, após assaltos simultâneos de bancos e troca de tiros em frente a delegacia da Polícia Militar.
Tudo iniciou por volta das 2h00 da madrugada desta segunda-feira, 03, quando certa de 15 bandidos fortemente armados surpreenderam a “Terra Prometida”, começaram a troca de tiros no centro de Canaã dos Carajás e nas proximidades do Quartel da Polícia Molitar. Logo em seguida se pôde ouvir a explosão e concluir que os bancos do município estavam sendo assaltados mais uma vez.
O Banco do Brasil foi invadido, assim como a cooperativa de crédito Sicredi, que fica ao lado. Ambos ficaram totalmente destruídos (veja imagens abaixo).
Imagens feitas por um morador no momento do assalto, mostram que a todo momento os assaltantes agiam com truculência e disparando vários tiros afim de intimidar quem quer que se aproximasse.
A audácia dos bandidos foi tamanha, que, enquanto parte dos criminosos atacava as agências bancárias, a outra metade se dividiu para atacar o Batalhão da Polícia Militar. Além de disparar várias vezes contra o Batalhão, no portão que dá acesso ao prédio, abandonaram um veículo com o objetivo de impedir a saída de viaturas policiais. Parte do grupo também se deslocou para a delegacia de Polícia Civil, também na tentativa de intimidar e inibir qualquer ação que pudesse interromper o assalto, por lá não foi feito nenhum disparo.
Após a ação criminosa que deixou marcas de destruição por todos os lados, a quadrilha, sem deixar pistas, fugiu em vários veículos, porém, de acordo com informações da Polícia Militar, o bando não obteve sucesso no plano e não conseguiu levar nenhum centavo das agências bancárias. A polícia realiza busca pelos criminosos, a expectativa é que grupos especializados em roubos à banco cheguem na cidade para ajudar nas investigações.
Mais uma vez Canaã dos Carajás é levada aos noticiários pela fragilidade da segurança que tem impedido agências de se instalarem no município. Canaã tem mais de 36 mil habitantes e é mundialmente conhecida por abrigar a maior mina a céu aberto do planeta, o S11D e, o forte potencial na mineração.