Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Barômetro da Sustentabilidade dos municípios paraenses chega a Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi com o tema “Bem Estar Humano e Bem Estar Ambiental” que Iloé Azevedo apresentou em Parauapebas o projeto Barômetro da Sustentabilidade; ato ocorrido no auditório da Prefeitura Municipal de Parauapebas na manhã de hoje, quando reuniu diversos servidores e secretários municipais, além de entidades e lideranças políticas.

O palestrante, Iloé Azevedo, é Diretor de Estudos Ambientais da FAPESPA, e explicou que o Barômetro é um índice de mensuração da sustentabilidade nos níveis local, regional e nacional, por meio de escala de desempenho de duas dimensões: bem estar humano e bem estar ambiental; tendo como contextualização o fato de que, até recentemente, o sucesso de uma sociedade era medido somente por meio de índices como o Produto Interno Bruto (PIB) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que são amplamente influenciados pelo desenvolvimento econômico e não medem a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar da população, partiu-se para uma análise além de indicadores econômicos.


Instrumento da sustentabilidade também foi explicado na palestra de Iloé, detalhando índice de progresso social – IPS; painel da sustentabilidade e pegada ecológica.

 

Em detalhe:

  • ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL tem como objetivo satisfazer a necessidade de medir o Progresso Social. A estrutura do índice global integra 54 indicadores sociais e ambientais em 12 componentes e três dimensões.

 

  • PAINEL DA SUSTENTABILIDADE avalia apenas a dimensão ambiental; reflete o desempenho do sistema em um painel de controle similar aos encontrados em veículos automotores.

 

  • PEGADA ECOLÓGICA é um instrumento que contabiliza os fluxos de matéria e energia que entram e saem de um sistema econômico, convertendo-os em área correspondente de terra ou água existentes na natureza para sustentar esse sistema (Van Bellen, 2006).

 

O evento foi realizado em parceria entre as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente, todas interessadas em dados para desenvolverem suas atividades.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

 

Publicidade

Veja
Também