· Belém atingiu o índice de 70,20, superior ao índice geral da região, de 57,31 e à média nacional, que é de 67,73
· Relatório “IPS Amazônia 2014” resultou da avaliação de 43 indicadores sociais e ambientais
· Gerado a partir da colaboração proporcionada pela rede #Progresso Social Brasil, o estudo foi realizado pelo Imazon, em parceria com a Social Progress Imperative (SPI) e Fundación Avina
O relatório IPS Amazônia 2014 mostra que a região tem um Índice de Progresso Social geral de 57,31, inferior à média nacional, que é de 67,73. Belém atingiu o índice de 70,20, com a quarta colocação entre os 772 municípios analisados. Barra do Garças está na segunda colocação, com índice de 70,77. O IPS Amazônia considera uma variação que vai de 0 (pior nível de progresso social) a 100 (melhor). Na avaliação de cada um dos 772 municípios da região, 98,5% apresentaram um IPS menor do que o da média do Brasil, que está na 46ª posição em um ranking mundial de 132 países, conforme a última edição do estudo IPS global, lançado em abril, no qual os líderes Nova Zelândia, Suíça e Islândia obtiveram média superior a 88.
No Pará, apenas a capital está entre os 20 melhores índices. Outras 6 cidades do Estado aparecem entre os piores índices: Portel, Acará, Pacajá, Cumaru do Norte, Nova Esperança do Piriá, Anapu.
Informações gerais
· IPS Amazônia em plataforma digital
Mais detalhes do “IPS Amazônia 2014”, trabalho de autoria de Daniel Santos, Danielle Celentano, Jaime Garcia, Antonio Aranibar e Adalberto Veríssimo, estão disponíveis em www.progressosocial.org.br e www.imazon.org.br. Nesses endereços, é possível visualizar mapas e resultados de cada município, além de sua colocação no ranking regional. De acordo com seu desempenho em relação a outras localidades na mesma faixa de renda, o município recebe indicações de resultado bom, neutro ou fraco.
· Rede #Progresso Social Brasil
A rede #Progresso Social Brasil faz parte de um movimento global em expansão de redes nacionais #Progresso Social, cujo objetivo é reunir diferentes setores da sociedade, incluindo empresas, sociedade civil, organizações filantrópicas, órgãos do governo e academia, em torno do objetivo comum de melhorar o progresso social e o bem-estar humano. Nossa rede conta com o apoio estratégico da aliança entre Social Progress Imperative, Fundación Avina e Deloitte. Interessados em compor a rede devem entrar em contato pelo email: brasil@progressosocial.org.br.
· Patrocinadores globais do IPS
A Social Progress Imperative (SPI) e os propósitos do Índice de Progresso Social (IPS) têm mundialmente o patrocínio de organizações como Avina (Fundación), Cisco, Compartamos Banco, Deloitte, Skoll Foundation e The Rockefeller Foundation.