Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Belém realiza o primeiro Campeonato de Baristas do Norte do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Para desafiar a criatividade desses experts em café, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense realiza em Belém o 1º Campeonato de Baristas do Norte do Brasil.

Ainda são poucos os baristas em Belém, resultado de um movimento que vem ganhando força há cerca de dois anos. Bruno Reis Wariss, proprietário da Alquimista Cafés, empresa parceira do Instituto Paulo Martins na realização do campeonato, conta que trouxe os primeiros cafés especiais para a capital paraense e mais tarde surgiram interessados em degustar bebidas diferenciadas e empresários dispostos a investir no negócio. “Com o aumento do interesse das pessoas, novas casas de café foram abrindo e surgiu a necessidade de ter esse profissional para manusear as máquinas. Foi quando eu criei uma escola de baristas, tendo um consultor para me apoiar. Além de entregar o café e a máquina, passei a dar treinamento gratuito para os meus clientes”, relata.


O Campeonato de Baristas surge como forma de divulgar o trabalho desse expert e, ao mesmo tempo, valorizar os produtos amazônicos. “A partir da aproximação com o Instituto Paulo Martins, começamos a desenvolver novos drinques que não existiam em nenhum outro lugar. É uma coisa que vai conquistar o mundo. Começamos aqui uma tendência mundial”, conta Bruno. Os participantes do campeonato terão o desafio de criar bebidas diferenciadas harmonizando o café com itens genuinamente locais, como bacuri, açaí, muruci, tapioca, cupuaçu e outros. Algumas dessas bebidas inovadoras já são comercializadas em Belém e os sabores regionais estão conquistando o paladar dos consumidores.

Mais que a competição, o evento realizado em praça pública abre oportunidade para que as pessoas conheçam mais do universo do café. “Vamos contar histórias e curiosidades do mundo do café e assim o consumidor começa a se aventurar por esse mundo que, apesar de já existir no Brasil, ainda é restrito. O objetivo é ampliar esse conhecimento a respeito do café”, pontua Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins.

Regras – Durante Campeonato de Baristas, dois juízes vão avaliar o sabor e a apresentação das bebidas servidas pelos baristas. Cada competidor servirá para cada juiz sensorial um espresso, um cappuccino e uma bebida de assinatura de sua própria escolha. Serão premiados três participantes e o mais bem colocado vai ganhar uma passagem aérea de ida e volta para São Paulo para participar da Fispal Food Service (Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar), maior evento do setor na América Latina.

O festival – O Campeonato de Baristas é um dos eventos do 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, criado pelo chef Paulo Martins com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. O Festival tem o apoio institucional do Governo do Pará por meio da SETUR e da Prefeitura de Belém, apoio e parceria do Sebrae/PA, Unama, Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa, Tim e Shopping Boulevard.

Publicidade

Veja
Também