Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Belo Monte já fornece energia ao Sistema Interligado – SIN do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Empreendimento Belo Monte sincronizou ao Sistema Interligado Nacional – SIN, nos últimos dias, duas Unidades Geradoras (UGs) da Usina. Com esta sincronização, Belo Monte passa a Gerar Energia para o Brasil na fase pré-operação comercial. A primeira UG foi sincronizada ao SIN em 03 de Abril na Casa de Força Principal, responsável pela geração de 97% da UHE, e a segunda, em 05 de Abril na Casa de Força complementar, no Sítio Pimental. Ambas UGs passaram a fornecer Energia Elétrica ao Sistema na fase pré-operação comercial.

Os testes de sincronização visam, entre outras verificações, atestar a compatibilidade das Unidades Geradoras com as dinâmicas do Sistema onde as mesmas foram conectadas, resguardando a estabilidade e segurança operacional do citado Sistema.


O Empreendimento de Belo Monte, quando concluída a motorização, será composto de 24 Unidades Geradoras, sendo 18 (dezoito) Unidades Geradoras de 611,1 MW na Usina Principal de Belo Monte, totalizando a capacidade instalada de 11 mil megawatts, neste momento com uma Unidade Geradora em teste e mais 01 das 06 (seis) de 38,9MW na Usina complementar de Pimental, que terá 233,0 MW de capacidade instalada.

No dia 1º de abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu a autorização necessária para início de operação em teste da primeira unidade do Sítio Pimental, com capacidade individual de 38,9 MW. A agência já havia liberado os testes da primeira unidade de Belo Monte, com 611,1 MW.

A casa de Força Principal de Belo Monte terá sua motorização concluída em janeiro/2019 com a entrada em operação da ultima Unidade Geradora, enquanto a casa complementar estará com a motorização concluída em janeiro/2017.

Quando da conclusão das motorizações das Usinas, a Usina de Belo Monte representará 97% da Energia Gerada no empreendimento e a Usina de Pimental 3%.

A casa de força de Pimental está localizada na margem esquerda do Rio Xingu, antes da Volta Grande. Junto com a casa de força principal, quando estiver em plena operação, a maior hidrelétrica 100% nacional vai gerar energia elétrica para atendimento ao consumo de 60 milhões de pessoas no Brasil.

Publicidade

Veja
Também