Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Belo Monte realiza descida de rotor com 1,2 mil toneladas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Norte Energia executou a descida do rotor do gerador da terceira turbina da Casa de Força Principal da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A peça posicionada é um conjunto de componentes de 1.200 toneladas, a mais pesada de cada unidade geradora. A operação ocorreu no dia 22 de maio, pouco menos de um mês a após o início da geração comercial de energia no empreendimento, ocorrida em 20 de abril.

Montado no Sítio Belo Monte, o rotor do gerador é um dos equipamentos fundamentais para gerar energia em uma usina hidrelétrica. Antes dele, foi instalado o rotor da turbina, a peça de 320 toneladas que transforma a força da água do Rio Xingu em energia mecânica que transmite através do eixo da turbina  ao do rotor do gerador. É dele, junto com o estator, o trabalho de converter esta energia mecânica em energia elétrica.


A Norte Energia se prepara para ativar a Unidade Geradora N° 2 da Casa de Força Principal. Os primeiros testes foram iniciados e o mês de junho será reservado para realização do comissionamento da unidade geradora. A previsão é que a cada dois meses uma turbina entre em operação comercial no empreendimento.

Belo Monte terá 24 turbinas: 18 na Casa de Força Principal, no Sítio Belo Monte, e seis na Casa de Força Complementar, no Sítio Pimental. Em 2019, a usina terá potência instalada de 11.233,1 MW, quando estiver em plena operação. A energia gerada atenderá 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros.

Publicidade

Veja
Também