De acordo com a Coordenação de Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os beneficiários do programa federal Bolsa Família tem até o dia 19 de junho para realizar a atualização dos dados relacionados à saúde, quem não comparecer a uma unidade de saúde para repassar as informações corre o risco de perder o benefício.
De acordo com a nutricionista Suzane da Costa Siqueira, responsável na Semsa pelo programa Bolsa Família, os beneficiários precisam comparecer em uma unidade de saúde, uma vez a cada semestre, para realização de acompanhamento nutricional e apresentação da carteira de vacinação, para crianças, e carteira da gestante, para as grávidas.
Com o intuito de atender os usuários que ainda não atualizaram as informações de saúde do Bolsa Família, todas as unidades funcionaram excepcionalmente no sábado (13). “O semestre está acabando e muita gente ainda não tinha atualizado as informações para o programa, por isso decidimos realizar esse mutirão”, informou a diretora da Atenção Básica, Maria Angelita Ferreira.
Mais de duas mil pessoas compareceram nas unidades de saúde durante o sábado. “Quem perdeu a oportunidade pode procurar até o final dessa semana qualquer unidade de saúde, no horário de funcionamento normal, para atualizar as informações”, informou Suzane da Costa.
Emissão do Cartão SUS
Durante a ação do dia 13, as equipes das unidades de saúde também realizaram emissão do cartão do SUS. “O cartão do SUS é o CPF da saúde, precisamos mobilizar a população para que cada um tenha o seu, pois todos os atendimentos devem ser realizados com ele a partir de julho”, disse Maria Angelita.
Quem ainda não possui o cartão do SUS deve procurar uma unidade de saúde e apresentar o RG, CPF e Comprovante de Residência para fazer seu cadastrado e recebê-lo. Quem já tem o referido cartão, porém com numeração inicial que não seja o sete, deve fazer o recadastramento.
Reportagem e foto: Karine Gomes