Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Biblioteca Legislativa marca presença no Dia de Cooperar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O evento, tão aguardado pela comunidade, atraiu centenas de pessoas na Escola Municipal Aprendendo na Prática. Atividades de pintura, oficina de cerâmica e um bom forró pé de serra estiveram à disposição da população.

A Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz encantou a criançada, que teve a oportunidade de conhecer na oficina de contação de história a lenda amazônica Uirapuru. A boneca Ângela saiu das páginas dos livros para dar vida ao conto. Ao som de Waldemar Henrique, a história ganhou forma ainda mais lúdica. A criançada gostou tanto que cantou junto com a boneca as músicas que o pássaro Uirapuru entoa todos os dias para sua amada.


Ao ver a felicidade das crianças, a bibliotecária Cristiane Carvalho, que integra a equipe de servidores da Biblioteca Legislativa, explicou que não há melhor oportunidade para levar o mundo dos livros como em um evento como o Dia de Cooperar. “Eu me sinto realizada em contribuir com a educação dessas crianças. O serviço voluntário me faz muito bem. Se for convidada novamente, estarei aqui na próxima edição”.

A pequena Layne Rocha, de 10 anos, aproveitou a manhã de sábado no estande da biblioteca. “O que mais gostei foram os desenhos e a sala de leitura. Também gostei de responder às perguntas da boneca e de ganhar os brindes. A história do Uirapuru, que eu nunca tinha ouvido, foi muito legal”, revelou Layne Rocha.

Na avaliação da coordenadora da biblioteca, Lícia de Paula, o Dia de Cooperar foi um verdadeiro sucesso. “É gratificante fazer bem ao próximo, principalmente às crianças e adolescentes. Nós da Biblioteca Legislativa nos esforçamos para estimular o interesse pela leitura e pelo conhecimento. Essa foi nossa missão neste evento e acredito que tivemos êxito”.

Dia de Cooperar

Criado em 2009, em solo mineiro, o Dia C ganhou o Brasil com a nobre missão de promover e estimular ações de voluntariado. O Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCB que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade.

Em Parauapebas, o evento é promovido pelo grupo de artesanato em cerâmica Mulheres de Barro, em parceria com a Secretaria de Cultura e a Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz. As atividades são voltadas especialmente para o público infanto-juvenil.

Oficina de audiovisual

As fotos do evento foram produzidas pelos participantes da oficina de audiovisual, oferecida no evento pelo produtor cultural Ivan Oliveira, da CasaLab. Para o monitor da oficina, esta é uma oportunidade de proporcionar o contato com a fotografia profissional. “Tirar um dia da rotina para levar ação sociocultural é um prazer imenso. Fizeram um convite para a CasaLab e viemos com o maior prazer do mundo. Ser voluntário é a bola da vez num mundo tão conturbado”, finalizou Ivan Oliveira.

Reportagem: Josiane Quintino

Publicidade

Veja
Também