Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Biblioteca Viva é apresentada a profissionais de escolas em Canaã

Não apenas um lugar para realizar aquele trabalho pedido pelo professor ou para o reforço escolar, as bibliotecas, essas salas que reúnem tantos e variados livros, podem proporcionar viagens a diferentes lugares do mundo e as mais ricas experiências para quem adentra o universo da leitura e pesquisa. Para tornar essa viagem ainda mais fascinante para os estudantes de Canaã, bibliotecários da rede municipal inverteram os papéis com os alunos e foram para sala de aula.

O total de 36 bibliotecários de 20 escolas participaram de dezoito horas de treinamento realizado pela Fundação Vale em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.“Foi apresentado ao grupo a visão da biblioteca atual, de biblioteca viva, onde toda forma de experiência e colaboração é considerada, fazendo os frequentadores se sentirem parte da biblioteca, participando ativamente de ações de leitura, formação e geração de bom conhecimento”, diz a analista de Responsabilidade Social da Fundação Vale, Andreia Rabetim.

Com apenas 90 dias atuando na função, José Ismael Sobrinho diz ter aprendido uma nova visão sobre biblioteca. “Antes eu ficava muito isolado na sala, agora a gente aprendeu que ali é coração da escola, onde está o saber, onde o aluno vai sair da rotina de sala de aula e os professores não vão ficar restritos aos livros didáticos e onde nós vamos tornar esse ambiente mais agradável e atrativo, para chamar a atenção desse aluno e levar o saber a todos de forma conjunta, diferente e dinâmica”, disse Ismael.

O projeto de formação de bibliotecários é desenvolvido pela Fundação Vale, em municípios com a atuação da empresa. O objetivo é estabelecer o entendimento da biblioteca como equipamento transformador e formador, com protagonismo e participação nos planos pedagógicos das escolas. No treinamento, ministrado pela consultora em biblioteconomia, Malena Xavier, foram apresentadas técnicas simplificadas que possibilitam aos educadores sejam eles: monitores, bibliotecários e professores, a plena utilização da biblioteca, desde a forma de organização do acervo ao incentivo à leitura e às novas descobertas.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário