Uma movimentação que durou pelo menos duas horas, envolvendo Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, assim foi o resgate de duas crianças, ocorrido na tarde de hoje (10) no bairro Beira Rio em Parauapebas.
Trata-se de duas crianças que foram deixadas sozinhas em casa pela mãe, identificada como Karlete Costa dos Santos, de 23 anos de idade. De acordo com a polícia, as crianças estavam trancadas em casa e só depois a mãe apareceu ao local, alegando que havia saído para ir ao supermercado, porém, demorou porque acabou perdendo o dinheiro; alegação não aceita pelo delegado da polícia civil Fabrício Andrade, que enquadrou a acusada pelo crime de abandono de incapaz, já que se trata de um recém-nascido e outro de pouca idade.
“A mãe das crianças foi conduzida aqui para a delegacia onde foi lavrado flagrante e a fiança foi arbitrada. Porém a situação das crianças bem como a guarda das mesmas foi resolvida através do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente”, explicou o delegado Fabrício Andrade.

A Conselheira Tutelar, Gardênia Martins, falou com nossa equipe de reportagens e relatou que, de fato, a mãe havia saído sob a alegação de ir ao supermercado, mas devido sua demora, de pelo menos duas horas, a polícia foi acionada. De acordo com a conselheira, trata-se de uma menina de três meses de nascida e um menino de quatro anos de idade, ambos ficarão com um familiar responsável.
Quem comandou a ação de resgate foi o sargento Henrique, do Corpo de Bombeiros Militar, e ele relata que era por volta de 13h30 quando a corporação foi acionada, e ao chegar no local, encontrou a criança recém-nascida em uma rede e a outra chorando. “Foi preciso escada para entrar na casa pelo telhado, mas no final tudo ficou bem”, conta o militar.
A equipe de reportagens tentou gravar entrevista com a mãe da criança para que a mesma apresentasse sua versão sobre a ocorrência policial, porém, a acusada pelo crime de abandono de incapaz preferiu não se pronunciar.
Reportagem: Ronaldo Modesto, com colaboração de Francesco Costa