Braz faz balanço de sua atuação como vereador e foca na pré-campanha para deputado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com a chegada do mês de julho, começa o recesso na Câmara de Vereadores de Parauapebas; as atividades na Casa de Leis retornarão no dia 2 de agosto. Com isso, o presidente da Câmara, vereador Ivanaldo Braz, passará o mês focado em sua pré-candidatura para deputado estadual, com a tranquilidade de ter entregue um semestre de muita produtividade em seu cargo no legislativo municipal.

Enquanto vereador, Braz foi primeiro autor de 18 matérias no primeiro semestre de 2022; além do compromisso de realizar propostas para a população de Parauapebas, ele também foi responsável por conduzir a legislatura vigente como presidente da Câmara, mantendo a ordem durante as sessões com pulso firme e visando sempre juntar esforços com seus 15 colegas de sessão pelo bem de Parauapebas.


Dentre as matérias de autoria de Braz, foram oito indicações, seis projetos de lei (sendo um deles modificado por emenda), dois projetos de decreto legislativo e um requerimento. Ele ainda serviu como co-autor em uma indicação de autoria do vereador e colega de partido Joel do Sindicato, em matéria que clamava por pavimentação asfáltica em rua do bairro Jardim Canadá.

TRABALHO POR TODA PARAUAPEBAS

Ao analisarmos, porém, as propostas de Braz para o município, podemos observar que o Jardim Canadá foi apenas uma das comunidades das quais o presidente da Câmara atendeu em suas matérias. Bairros como Nova Carajás e Cidade Jardim, e localidades da zona rural como Vila Paulo Fonteles e Vila Sansão foram lembradas – além, é claro, de pautas que procuravam melhorias em todo o âmbito do município de Parauapebas.

Obras de infraestrutura foram um dos focos de Braz neste semestre, fazendo propostas como as indicações para drenagem, recuperação e manutenção do pavimento asfáltico para a Vila Sansão e a Vila Paulo Fonteles – tanto as vias de acesso quanto as ruas das localidades. Na zona urbana, Braz provocou melhorias não só no asfalto do bairro Jardim Canadá, mas também no Parque dos Carajás II e no fornecimento de rede celular no bairro Cidade Jardim.

Braz procurou valorizar o trabalho de assistência social no município, tornando de Utilidade Pública duas associações: a dos Moradores do Bairro Vale do Sol, que faz trabalho recreativo para jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social; e a Associação Beneficente Peniel, projeto de assistência social baseado em proteção básica, geração de renda familiar e restauração terapêutica.

Na saúde, Braz foi incisivo, redigindo três projetos de lei: buscando garantir o atendimento odontológico prioritário a Pessoas com Deficiência (PcD); tornando o dia 16 de setembro o Dia Municipal da Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com ações educativas da prática previstas nas escolas.

O presidente da Câmara parauapebense indicou ao poder executivo dois estudos de viabilização para obras de educação: uma escola de ensino fundamental no bairro Nova Carajás, 7ª etapa de implantação, e uma creche/escola de educação infantil no bairro Jardim Canadá I. Sendo o ensino básico uma prioridade do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Braz sempre permaneceu em linha com a pasta e mostrou isso neste último semestre.

Dois profissionais da segurança foram lembrados por Braz com decretos que procuraram condecorá-los por suas benfeitorias à sociedade: o Tenente Coronel Gledson Santos, do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, e o Coronel Dilson Júnior, Comandante-geral da Polícia Militar no estado do Pará.

Por fim, a última matéria apresentada por Braz antes do recesso reconhecia a prática do grau de rua como modalidade esportiva de motociclismo, indicando que já há conversas para destinar um espaço próprio para a prática pelo município. Adiciona-se a este projeto de lei, na área de lazer, uma indicação para criação de área de playground e academia ao ar livre no espaço do Centro Cultural, localizado no bairro Alvorá.

É de se pontuar que a atual legislatura, a nona do município, já “quebrou o recorde” para mais matérias apresentadas em sessão para um quadriênio; esse volume de trabalho intenso, além de ser administrado e apoiado pelo presidente Braz, também tem nele sua origem, sendo o pré-candidato a deputado estadual um dos co-autores da resolução que aumentou de dois para três o limite de indicações ou resoluções que os edis pode apresentar por sessão.

O ano de 2022 também foi de muito trabalho para 33 instituições e associações de Utilidade Pública lembradas por Braz na Lei Orçamentária Anual, através das emendas modificadoras a ela. Entre ONGs, classes trabalhadoras e associações de moradores de bairros ou comunidades, o vereador soube reconhecer a importância de auxiliar a atuação destas instituições no bem-estar do município.

veja também