Publicidade

Buritirama investe em engenharia e processos para melhora das condições da estrada do Rio Preto

A Mineração Buritirama, responsável pela extração de manganês em sua reserva mineral localizada na região da Vila União, a 140 quilômetros de Marabá (PA), desenvolve, há anos, a manutenção da estrada, atuando de maneira corretiva, efetuando o reparo da estrada que liga a mina à cidade de Marabá. Atualmente, por meio da adoção e implementação de uma engenharia de base, pretende dar melhores condições ao tráfego dos caminhões que transportam minérios e produtos agropecuários, além dos automóveis e motocicletas.

De acordo com o responsável pelas operações da mineradora, Michel Fontes, a empresa CONCASA foi contratada para realizar um amplo levantamento geotécnicoe topográfico de toda a extensão da estrada e, a partir da engenharia disponibilizada pela Buritirama, realizar as obras de adequação do pavimento, e aplicação de polímeros com o objetivo de mitigar e reduzir os problemas associados a poeira e processos erosivos que atingem a estrada, principalmente no período chuvoso. O estudo identificou diversasmaneiras para dar mais estabilidade à via com a aplicação de materiais que possam garantir maior compactação ao terreno.


Michel Fontes informa ainda que estas ações proporcionarão “uma significativa redução da poeira, a popular ‘puaca’ no jargão local, por meio de um processo mecânico de compactação do solo. Este será um projeto com altos investimentos da Buritirama, que envolverá a recuperação de bueiros, de pontos de drenagem e, também, muito importante, a colocação de uma sinalização adequada para orientação dos motoristas”, explica.

Michel Fontes ressalta que esta iniciativa da Buritirama possui um cunho, também, social, uma vez que não somente beneficia o transporte naquela via, mas traz benefícios e melhores condições de vida às pessoas que residem nas áreas próximas à estrada.

“Além do nosso movimento, que estimo em cerca de 30% do volume total de tráfego naquela rota, por este corredor trafegam caminhões e carretas com minérios de outras procedências, gado, produtos agrícolas e uma infinidade de outros materiais”, comenta Michel Pontes. A previsão é que os trabalhos na estrada estejam concluídos em aproximadamente seis meses.

Sobre a Mineração Buritirama

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu