Cadastro imobiliário: donos de imóveis precisam confirmar ou contestar dados atualizados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os moradores de Parauapebas que tiveram o imóvel recém-cadastrado pela prefeitura e que vêm recebendo a notificação com os dados da sua residência e/ou empresa precisam confirmar ou contestar as informações levantadas e atualizadas pelas equipes do Mapa de Parauapebas.

Há duas opções para isso, principalmente para quem discorda dos dados apresentados: o dono ou responsável pelo imóvel pode acessar o site mapadeparauapebas.org e clicar em “notificação” ou, se preferir, pode ir ao ponto de atendimento do Mapa de Parauapebas instalado no térreo do Karajás Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.


Na notificação, constam dados como a área total construída do imóvel nos anos de 2021 e 2022, a inscrição (inclusive a cartográfica), tipo de uso do imóvel (se comercial ou residencial) e o endereço do prédio, além das fotos aérea e da fachada do imóvel.

O diretor do Departamento da Tecnologia de Informação e Comunicação (Dtic) da prefeitura, Emanoel Rodrigues, orienta: É importante que quem recebeu a notificação confira todos os dados, para saber se tudo está correto tendo em vista que a atualização cadastral já constará no próximo carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

E mais: o novo cadastro imobiliário servirá de base para a implantação do projeto de regularização fundiária em Parauapebas.

O líder de atendimento do Mapa de Parauapebas, Ricardo Silva, enumera os documentos que os donos e responsáveis pelos imóveis devem apresentar: documento com foto, comprovante de residência, boleto do IPTU, contrato de compra e venda e o Registro Geral do Imóvel (RGI), que neste caso deve ser apresentado pela pessoa “responsável tributária” do imóvel.

Ricardo Silva explica: “Responsável tributária do imóvel é aquela pessoa que tem as contas no nome dela, como a de água; que o boleto de IPTU vem no nome dela. Então é a pessoa que responde tributariamente pelo imóvel e aí tem que apresentar o RGI”.

Serviço

Se você recebeu a notificação da prefeitura e ainda tem dúvidas, pode buscar mais informações no site mapadeparauapebas.org e clicar em “Autoatendimento”. Pode ainda mandar e-mail para [email protected] No site, você pode acessar fazer atualização do seu imóvel por meio do link “notificação”. Basta você digitar o código de acesso que aparece no canto direito da notificação, abaixo do QR Code.

veja também