Proposta busca melhorar mobilidade, incentivar turismo e fortalecer a identidade visual do município.
Durante a sessão ordinária realizada na última terça-feira (12), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou a Indicação nº 468/2025, de autoria do vereador Francisco Eloécio (PSDB), que solicita ao Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Semurb), a substituição, padronização e modernização das placas de identificação das vias públicas, além da criação de um sistema permanente de instalação e manutenção dessas estruturas.
A medida, segundo o parlamentar, tem como objetivo melhorar a sinalização urbana, facilitar a orientação da população, valorizar a identidade visual do município e ampliar a acessibilidade, especialmente para visitantes e prestadores de serviços. “Constatamos placas deterioradas, tortas, enferrujadas, mal posicionadas ou inexistentes, o que prejudica a organização da cidade e dificulta a mobilidade. A situação também afeta o turismo, o comércio e até serviços essenciais como entregas e transporte por aplicativo”, destacou Eloécio.
O documento apresentado menciona a necessidade de adotar um padrão para altura, localização e tipo de suporte das placas, além da inclusão de sinalizações turísticas e indicativas para pontos de interesse, como rotas alternativas e referências culturais e geográficas.
A proposta também prevê a possibilidade de parcerias público-privadas para custear a manutenção do sistema, permitindo o uso institucional ou publicitário dos espaços nas placas. “A modernização da sinalização urbana não só melhora a vida dos moradores, como fortalece a imagem de Parauapebas como um polo em constante desenvolvimento”, afirmou o vereador.
Com a aprovação da indicação, o pedido será encaminhado ao prefeito Aurélio Goiano e ao secretário de Serviços Urbanos, Herlon Soares, para avaliação e possível implementação do projeto.