Câmara celebra 38 anos de Parauapebas com programação cultural, inaugurações e homenagens nesta quinta

Câmara Municipal de Parauapebas

Evento gratuito e aberto ao público integra a 24ª Semana Nacional de Museus, com destaque para a entrega da Comenda Milton Martins aos pioneiros e abertura de galeria a céu aberto

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) preparou uma programação especial para celebrar em grande estilo os 38 anos de emancipação política do município. Nesta quinta-feira, 21 de maio, a partir das 8 horas da manhã, a Casa de Leis abrirá suas portas para a comunidade em um evento que reúne cultura, preservação da memória, regularização patrimonial e justas homenagens.

A solenidade, que também integra o calendário da 24ª Semana Nacional de Museus, é um convite para o resgate da identidade parauapebense.

Cultura e memória viva
A programação começa com a reinauguração da Galeria dos Vereadores do Museu do Legislativo Dr. Faisal Salmen. Localizado no hall de entrada principal, o espaço preserva a memória institucional ao homenagear todos os parlamentares que já passaram pelas legislaturas do município.

Logo após, a arte ganha destaque com a inauguração do Museu NaRua, uma galeria a céu aberto na área externa da Câmara que valoriza a cultura urbana amazônica. O projeto, que transforma o espaço em um ambiente de convivência e arte, foi idealizado pela Sapo de Vidro e viabilizado pelo Ministério da Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da mineradora Vale.

O público também poderá prestigiar a exposição “Festival NaRua – Live Painting”, no hall do Plenário João Prudêncio de Brito, que exibe obras produzidas ao vivo durante o festival de outubro de 2025. Todas essas obras de arte urbana serão oficialmente incorporadas ao patrimônio cultural da Câmara através da assinatura de um Termo de Doação.

Avanço institucional e homenagens aos pioneiros
Além do foco cultural, a quinta-feira será um marco institucional. O presidente da Câmara, vereador Anderson Moratorio, receberá oficialmente o Termo de Registro de Imóveis do prédio da CMP, consolidando um importante avanço na regularização do patrimônio físico da Casa de Leis.

O evento contará com a apresentação musical do Coral de Servidores e culminará com a aguardada Sessão Solene de Entrega da Comenda do Mérito Milton Martins. Esta é uma das maiores honrarias do município, concedida anualmente aos pioneiros que ajudaram a construir e desenvolver Parauapebas. Cada vereador fará a entrega a um homenageado escolhido, com base em Projetos de Decreto Legislativo aprovados em plenário.

Participe!
O evento é totalmente aberto à população. É uma oportunidade única de celebrar o passado e o presente da cidade, reconhecendo quem ajudou a erguer Parauapebas ao longo de suas quase quatro décadas de história.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário