Pesquisar
Close this search box.

Câmara Municipal de Parauapebas oficializa novas comissões permanentes para o biênio 2025/2026

Nomeações definem presidentes e membros das comissões de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Comunicação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cidade Inteligente

A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) publicou, nesta terça-feira (5), no Diário Oficial do Município, o Ato da Presidência nº 17/2025, que oficializa a nomeação das novas Comissões Parlamentares Permanentes criadas no curso da atual legislatura. As comissões terão vigência durante o biênio 2025/2026 e passam a integrar o conjunto de órgãos internos responsáveis por analisar, discutir e emitir pareceres sobre matérias legislativas em áreas específicas.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da Casa, vereador Anderson Moratorio (PRD), foram oficializadas as seguintes formações:

Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência

  • Erica Sousa da Silva Ribeiro (PSDB): Presidente
  • Alex Pamplona Ohana (PDT): Membro
  • Antônio Michel Costa Alves (PV): Membro

Comissão de Comunicação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cidade Inteligente

  • Elvis Silva Cruz (União Brasil): Presidente
  • Sadisvan dos Santos Pereira (PRD): Membro
  • Zé da Lata (Avante): Membro

Segundo o ato, a criação dessas comissões foi autorizada pela Resolução-GP nº 5, de 10 de junho de 2025, e a escolha dos integrantes ocorreu na sessão ordinária realizada em 17 de junho, conforme previsto no Regimento Interno da Câmara Municipal.

Atribuições e importância
As comissões permanentes desempenham papel essencial no processo legislativo, uma vez que cabe a elas avaliar projetos de lei, fiscalizar políticas públicas e emitir pareceres técnicos antes das matérias seguirem para votação em plenário.

Com a instituição da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Casa Legislativa busca fortalecer o debate e a formulação de políticas inclusivas voltadas à acessibilidade e à garantia de direitos das pessoas com deficiência no município. Já a Comissão de Comunicação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cidade Inteligente terá como foco a discussão de temas relacionados à modernização da gestão pública, inovação tecnológica e iniciativas que possam transformar Parauapebas em referência em soluções inteligentes para a cidade.

Vigência
O ato determina que as nomeações entram em vigor na data da publicação, com efeitos retroativos ao dia 1º de agosto de 2025, data de criação das referidas comissões.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário