Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Câmara recebe alunos e comemora Dia Mundial do Livro Infantil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na tarde desta terça-feira, 2 de abril, Dia Mundial do Livro Infantil, servidores do Instituto Legislativo Parauapebense (ILP) receberam 83 alunos, sendo 37 da escola Domingos Cardoso e 46 da escolinha de futebol da prefeitura.

De acordo com Simônia Caetano Batista, diretora-presidente do ILP, os visitantes conheceram as instalações da biblioteca, assistiram a vídeos sobre o funcionamento da Câmara e a importância da leitura; participaram de dinâmica lúdica, com contação de histórias e interação dos alunos; apresentação de um grupo caraterizado por personagens infantis, formado por servidores da Câmara; premiação de livros para os melhores contadores de histórias e encerrando com distribuição de lanche.


Os 46 alunos da escolinha de futebol da prefeitura, na faixa etária de 9 a 13 anos, foram levados à Câmara por Januário Fernandes, professor de futebol. Segundo ele, os atletas mirins são alunos do Projeto Educando pelo Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que atende atualmente a 630 crianças.

“Iniciativas como esta, de receber crianças para conhecer um pouco como funciona o Legislativo, são muito louváveis, porque dão a oportunidade de as crianças conhecerem também o sistema de criação das leis”, reconheceu Januário Fernandes.

Já a turminha da escola Domingos Cardoso, do 6º e 7º ano, foi levada à Câmara Municipal pela coordenadora Mênia Lucy Oliveira Santana. “A direção da Câmara está de parabéns em abrir as portas deste órgão para visita de alunos, proporcionando aulas extraclasses, com novos conhecimentos e tipos diferentes de aprendizados”, destacou a coordenadora, reconhecendo como “iniciativa louvável do Legislativo” a possibilidade de o estudante poder tomar livros emprestados da biblioteca.

Por sua vez, o vereador Luiz Castilho, presidente da Câmara, frisou que a Biblioteca Sônia Cortês “é física, mas falta calor”. Explicou que, através de um projeto dele, de dar fluxo de gente nos corredores da Casa de Leis, fazendo com que a biblioteca seja um local para pesquisa e busca de conhecimento, a direção aproveitou o Dia Mundial do Livro Infantil para receber alunos e mostrar as instalações do Legislativo, como a própria biblioteca, o plenário central e o auditório plenarinho.

“Como agentes públicos, temos a grata satisfação de anunciar que brevemente estaremos lançando o projeto Câmara Cidadã, que visa proporcionar parceria com a sociedade, abrindo as portas desta Casa de Leis para toda população. Queremos nestes próximos dois anos de mandato que a maioria dos estudantes passe pela Biblioteca da Câmara”, almejou o presidente.

Segundo ainda Luiz Castilho, o Instituto Legislativo Parauapebense tem ainda um projeto de contar a história política de Parauapebas a toda sociedade, cronologicamente falando, do plebiscito até os dias atuais.

“Na busca desse conhecimento, futuramente poderemos ter alguns desses pequenos pesquisadores nos quadros de vereadores do Poder Legislativo”, vaticinou Castilho, afirmando que o ILP será um grande agente que irá proporcionar esse intercâmbio com a população.

Numa avaliação geral, os servidores perceberam o quanto os visitantes prestaram atenção nas palestras, na exibição de vídeos e nos questionamentos, e participaram com muita alegria das brincadeiras apresentadas.

 

Publicidade

Veja
Também