Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Câmeras de segurança têm ajudado na investigação e captura de criminosos em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As câmeras de segurança que estão espalhadas por toda a cidade vêm ajudando na investigação e na captura de muitos criminosos em Parauapebas. A tecnologia tem sido uma aliada das autoridades responsáveis pela segurança do município que através das filmagens adquirem pistas e soluções para diversos casos.

As dezenas de câmeras que estão instaladas estrategicamente nas vias públicas de diversos bairros são controladas pelo 23° Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parauapebas que fez o investimento que vem sando muito certo.


“As câmeras atuam em duas fases, a primeira na fase preventiva ou durante a própria prática do delito, os operadores do centro observam as câmeras 24 horas, e se por ventura detectarem a prática de um crime ou uma atitude suspeita de algum indivíduo em determinado espaço público ou via, imediatamente a central aciona uma viatura da área que se desloca até aquele local e realiza a verificação ou a abordagem, se constatado ilícito criminal o cidadão é apresentado na delegacia, mas se não, o policial faz a abordagem, agradece a atenção e volta para sua área de policiamento. Na fase quando não há o crime ou não se consegue prevenir, as câmeras funcionam como objeto de prova, muitas vezes o registro do crime é feito por uma das câmeras, e o delegado quando recebe a demanda resgata as imagens e a partir daí inicia a investigação para se chegar ao autor do delito”, esclareceu Sandro Queiroz, Comandante do 23° BPM.

Para que as vítimas possam realizar a solicitação das imagens, as mesmas devem comparecer ao 23° BMP, em posse de um boletim de ocorrência e de um ofício carimbado e assinado por algum Delegado de Polícia Civil.

Segundo o Delegado de Polícia Civil, Nelson Aves Júnior, muitas vezes as vítimas conseguem ver os criminosos na prática de seus atos, mas através das imagens é possível obter um retrato mais fiel do meliante. Muitos autores usam carros ou motos, e esses detalhes gravados são cruciais na investigação para que se chegue à autoria do delito.

Apesar dos índices de crimes continuarem altos em Parauapebas, investir em tecnologia a favor da segurança na cidade sem dúvida nenhuma vem trazendo bons resultados quanto à solução dos crimes e diminuição no números de crimes.

Ainda conforme o comandante Sandro Queiroz, o recurso tecnológico facilita e permite otimizar os recursos humanos do trabalho da Polícia, e as câmeras de vigilância ajudam de sobremaneira a desvendar os crimes.

Reportagem: André Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também