Campanha de doação de sangue acontece neste fim de semana em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Será amanhã, sábado (27) e domingo (28) que a Agência Transfusional de Parauapebas receberá os doadores tendo como objetivo coletar pelo menos 350 bolsas de sangue; número que, segundo Aline Amorim, biomédica, coordenadora da agência, tem sido alcançado em todas as campanhas realizadas.

O consumo de Parauapebas, de acordo com dados fornecidos pela agência, é de, pelo menos, 180 bolsas por mês, número que quando ultrapassa o estoque é fornecido por outros Municípios através do HEMOPA em Marabá, responsável por avaliar o material coletado, armazenar e distribuir para a região de acordo com a necessidade.


Quanto a quantidade em relação à demanda, Aline diz que são necessárias, pelo menos, duas campanhas por ano. Mas admite que a solução será a implantação de um núcleo de coleta em Parauapebas, dependendo para que isso aconteça, segundo ela, do alinhamento da gestão da saúde com o HEMOPA.

SOBRE A DOAÇÃO

A coleta se dará sábado, de 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; já no domingo, será apenas de 8h00 às 12h00. O interessado em doar deve apresentar documento com foto comprovando ter entre 16 e 60 anos de idade; passar pela triagem, fazer exames e em seguida fazer a doação.

Em caso de doador entre 16 e 18 anos, estar acompanhado pelos pais ou responsáveis, e ser submetido aos mesmos procedimentos dos demais doadores. “A maior concentração por faixa etária é entre 30 e 45 anos”, mensura Aline, detalhando que muito são funcionários de empresas que se mobilizam para contribuir; outros são grupos religiosos e individuais.

A campanha ocorrerá no Pronto Socorro de Traumas do HGP – Hospital Geral de Parauapebas, entrada pela Rua 5, no Bairro Cidade Nova.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

veja também