Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Campanha de doação de sangue acontece neste fim de semana em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Será amanhã, sábado (27) e domingo (28) que a Agência Transfusional de Parauapebas receberá os doadores tendo como objetivo coletar pelo menos 350 bolsas de sangue; número que, segundo Aline Amorim, biomédica, coordenadora da agência, tem sido alcançado em todas as campanhas realizadas.

O consumo de Parauapebas, de acordo com dados fornecidos pela agência, é de, pelo menos, 180 bolsas por mês, número que quando ultrapassa o estoque é fornecido por outros Municípios através do HEMOPA em Marabá, responsável por avaliar o material coletado, armazenar e distribuir para a região de acordo com a necessidade.


Quanto a quantidade em relação à demanda, Aline diz que são necessárias, pelo menos, duas campanhas por ano. Mas admite que a solução será a implantação de um núcleo de coleta em Parauapebas, dependendo para que isso aconteça, segundo ela, do alinhamento da gestão da saúde com o HEMOPA.

SOBRE A DOAÇÃO

A coleta se dará sábado, de 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00; já no domingo, será apenas de 8h00 às 12h00. O interessado em doar deve apresentar documento com foto comprovando ter entre 16 e 60 anos de idade; passar pela triagem, fazer exames e em seguida fazer a doação.

Em caso de doador entre 16 e 18 anos, estar acompanhado pelos pais ou responsáveis, e ser submetido aos mesmos procedimentos dos demais doadores. “A maior concentração por faixa etária é entre 30 e 45 anos”, mensura Aline, detalhando que muito são funcionários de empresas que se mobilizam para contribuir; outros são grupos religiosos e individuais.

A campanha ocorrerá no Pronto Socorro de Traumas do HGP – Hospital Geral de Parauapebas, entrada pela Rua 5, no Bairro Cidade Nova.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também