Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Campanha de doação de sangue bate recorde em número de bolsas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Esta é a primeira vez que conseguimos esse número”, assegura a biomédica e coordenadora da campanha de doação de sangue da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Alinne Amorim, ao se referir as 405 bolsas arrecadadas no último final de semana. Foram 105 a mais do que a meta estabelecida pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Graças ao sucesso da campanha, Parauapebas tem contribuído consideravelmente para reposição de estoque do Hemopa e sempre consegue ultrapassar o número desejado de doações. “Parauapebas é um município que conta com um número elevado de doadores, e, a maioria deles, recorrentes. Considerando que temos poucos inaptos em campanhas de doação de sangue, mediante à demanda de doadores, o Hemopa novamente solicitou esta campanha à Secretaria Municipal de Saúde”, informa a biomédica.


O universitário Romário Silva é uma dessas pessoas que já doou e continua participando das campanhas no município. Ele acredita que doar é um ato importante e de amor ao próximo. “Incentivo que assim como eu, que estou doando nesta campanha, mais pessoas venham para que possamos ajudar muitas mais”, estimula. A próxima campanha do Hemopa deverá ocorrer apenas no próximo ano.

Requisitos básicos para quem quer doar sangue:

Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
Pesar no mínimo 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Reportagem: Anderson George

Publicidade

Veja
Também