A Secretaria Municipal de Saúde de Parauapebas (Semsa) reforça a importância da vacinação contra a gripe, que segue até o dia 31 de janeiro em todo o Estado. No entanto, a campanha tem enfrentado uma baixa adesão da população. Atualmente, apenas 37% da população mais vulnerável foi vacinada em todo Pará, e o objetivo do Ministério da Saúde é alcançar 90% de cobertura vacinal até o final do mês. Em resposta à baixa procura, a vacinação foi prorrogada até fim do mês e ampliada para toda a população.
A campanha, que teve início em setembro, já passou por prorrogações devido ao baixo índice de adesão entre os grupos prioritários. Em Parauapebas, a procura pelos postos de saúde tem sido abaixo do esperado, o que preocupa as autoridades de saúde, especialmente durante o período de chuvas, quando a propagação do vírus da gripe é favorecida.
Glauciane Castro, diretora de Vigilância em Saúde do município, destacou a necessidade de reforçar as estratégias de mobilização. “Estamos articulando ações junto à atenção básica e estudando a realização de um ‘Dia D’ de vacinação para aumentar a adesão. O momento exige o empenho de todos para garantir que a população se vacine e evite complicações respiratórias, principalmente agora, com o aumento da incidência de doenças respiratórias”, afirmou.
As vacinas estão disponíveis em diversas unidades de saúde no município, tanto na zona urbana quanto rural. Entre as unidades urbanas que oferecem a vacina estão os postos de saúde dos bairros Liberdade I e II, Rio Verde, Fortaleza, Altamira, Tropical, VS-10 e Minérios. Na zona rural, as UBS de Palmares Sul e II também oferecem as doses. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Glauciane ainda lembrou que a gripe é uma doença que não pode ser subestimada. Ela pode causar complicações respiratórias graves, especialmente entre crianças, gestantes e pessoas com sistema imunológico enfraquecido. “A falta de vacinação resulta em maior demanda por atendimento médico devido a complicações respiratórias. Por isso, é fundamental que as pessoas se conscientizem e busquem a vacina”, completou.
A campanha de vacinação tem como objetivo imunizar toda a população, e pais e responsáveis são incentivados a levar crianças e outros membros da família para se vacinarem. “Contamos com o apoio da mídia para que essa mensagem alcance o maior número possível de pessoas. A vacina é a melhor forma de prevenção, e nossa meta é vacinar o maior número de pessoas até o final da campanha”, concluiu a diretora.
A Secretaria de Saúde de Parauapebas espera, com as ações de conscientização e mobilização, alcançar uma maior cobertura vacinal e reduzir o impacto da gripe no sistema de saúde local.
Sobre a Gripe
A gripe é uma infecção respiratória altamente contagiosa que pode, em muitos casos, ser leve, mas também evoluir para quadros graves. Ela afeta os pulmões, nariz e garganta, podendo ser particularmente perigosa para crianças pequenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunológico comprometido.
Sintomas da Gripe:
Febre
Calafrios
Dores musculares
Congestão nasal
Coriza
Dor de cabeça
Fadiga
Reportagem e fotos: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar