Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

CANAÃ: Audiência pública do projeto Bacaba acontece dia 31 de outubro

Será realizada no dia 31 de outubro a audiência pública do projeto Bacaba, que consiste em uma nova cava de mineração de cobre a ser aberta com o objetivo de garantir a continuidade operacional da unidade do Sossego, instalada em Canaã dos Carajás desde o ano de 2004. A audiência é presidida e organizada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (SEMAS/PA) com a participação da Vale Metais Básicos como parte do processo de licenciamento conduzido pelo órgão ambiental. O evento acontecerá no clube Canaã, localizado na avenida Weyne Cavalcante, a partir das 16h00.

Situada a cerca de 20 km da sede urbana de Canaã dos Carajás, o projeto compreende uma lavra a céu aberto, infraestrutura auxiliar e via de acesso para transporte por caminhões do minério de cobre até Sossego, onde será realizado o beneficiamento. O projeto aproveitará ao máximo a mesma infraestrutura e instalações industriais e de apoio já existentes no Sossego, utilizando o sistema logístico em Parauapebas e embarque marítimo em São Luís.

As obras deverão durar cerca de três anos e contarão com cerca de 1 mil trabalhadores entre diretos e terceirizados, quando do pico da implantação. A implantação do projeto deverá contribuir com a continuidade das operações do Sossego e sua contribuição para o desenvolvimento local, por meio, por exemplo, da geração de empregos e arrecadação. Hoje, a unidade Sossego gera 2 mil empregos em Canaã dos Carajás e nos últimos cinco anos (2019 a 2023), a operação gerou mais de R$ 383 milhões em arrecadação considerando apenas CFEM, ICMS e Taxa Estadual de Fiscalização (TFRM).

O projeto Bacaba possui recursos minerais estimados em 70 milhões de toneladas de minério de cobre, com projeção de oito anos de atividades de lavra. Os investimentos serão da ordem de R$ 2,5 bilhões. Os estudos ambientais do projeto estão em fase de análise pela SEMAS/PA para a emissão das licenças prévia e de implantação do projeto.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário