Como medida preventiva para evitar acidentes de trânsito e alagamentos indesejáveis no período das fortes chuvas, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras, iniciou a operação Tapa Buraco, mas apesar da eficiência da ação, ela não deixa de ser onerosa aos cofres públicos, uma vez que o asfalto utilizado é comprado em outros municípios e importado para Canaã.
Com a aquisição da usina o asfalto passará a ser produzido aqui, reduzindo em cerca de 30% os custos na execução de operações de serviço de asfaltamento. Segundo o Secretário de Gestão e Planejamento José Moreira o processo de licitação para a compra da usina já está em andamento. Para o Secretário de Obras Zito Augusto este é um ótimo investimento no caso da Prefeitura de Canaã dos Carajás, já que os produtos importados utilizados nas obras acabam aumentando os custos finais.
O Prefeito Jeová Andrade afirmou que quando os meios de produção se tornam públicos isto aumenta a independência da Prefeitura, bem como o seu poder de trabalho, sobretudo no que diz respeito a esta nova aquisição. “Ano passado adquirimos uma fábrica de bueiros para melhor aparelhamento da máquina pública, além disso, inauguramos um moderno prédio para a Secretaria de Obras e hoje estamos caminhando para comprar também está usina de asfalto, isto é muito bom para todos nós, não só pela redução dos custos, mas também porque estamos cada vez mais independentes para trabalhar, assim se produz mais, se desenvolve mais e é isso que o governo Você Fazendo Parte quer”, disse Jeová.
Reportagem: ASCOM/PMCC