Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar serão submetidos à prova escrita

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A segunda fase para a seleção dos candidatos a Conselheiros Tutelares da Criança e do Adolescente entra em sua segunda fase em Parauapebas. A primeira foi para a apresentação de documentação e registro das candidaturas; agora é a vez da prova escrita para testar o conhecimento dos que pretendem serem votados ao cargo.

Quem falou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas, Aldo Serra, e detalhou que a prova será aplicada pelo APROV Vestibulares, na Rua E, 523, bairro Cidade Nova, onde os 85 candidatos deferidos na primeira fase deverão se apresentar no dia 3 de agosto.


Aldo detalha que foram 107 inscritos para a primeira fase, mas 22 não cumpriram as exigências documentais, ficando apenas 85 para a segunda fase que, se aprovados na prova escrita, passarão para a terceira fase que será o período de campanha eleitoral em que os candidatos tentam captar eleitores e despertar neles o interesse de comparecerem às urnas, já que o voto, neste caso, é facultativo, concluindo com as eleições no dia 4 de outubro. Os vencedores da disputa eleitoral serão empossados para mandato de 4 anos, sendo permitido apenas uma reeleição.

As provas trarão, segundo explicou Aldo, 40 questões objetivas, sendo 25 sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) tendo como propostas de multiescolhas para as respostas; 10 questões de Língua Portuguesa e cinco de informática; duas questões subjetiva com redação mínima de 10 linhas sobre o ECA.

A eleição do dia 4 de outubro é apenas para o Conselho Tutelar I (Bairro Rio Verde), haja vista que a eleição para o novo Conselho Tutelar II foi realizada no ano passado, 2014, cujos mandatos serão concluídos em 2019, com duração de 1 ano a mais, para que no encerramento haja eleições para os dois conselhos.

Dos candidatos para as eleições do dia 4 de outubro, apenas 3 tentam reeleição, outros 3 já estão em seu segundo mandato seguido o que os impossibilitam de serem reconduzidos ao cargo.

Reportagem: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar
Fotos: Arquivo

Publicidade

Veja
Também