O Carajás Handebol brilhou no Campeonato Paraense de Handebol 2025, realizado entre os dias 23 e 27 de julho na cidade de Goianésia do Pará. O clube participou com três categorias – Mirim Masculino, Mirim Feminino e Cadete Masculino – e voltou para casa com dois títulos inéditos e a certeza de que está no caminho certo ao investir na formação esportiva de base.
A competição reuniu clubes de todo o estado e se consolidou como uma vitrine do alto nível técnico do handebol paraense, além de ser um espaço de integração e desenvolvimento para jovens atletas. Esta edição teve um sabor especial para o Carajás Handebol: foi a estreia oficial das equipes mirins em uma competição estadual, marcando um momento histórico para o projeto Ferinhas do Norte, que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.
E a estreia não poderia ter sido mais promissora. As equipes Mirim Masculina e Mirim Feminina conquistaram os títulos de Campeão Paraense 2025 em suas categorias, com campanhas invictas, desempenho impressionante e muita superação. Já a equipe Cadete Masculina demonstrou evolução e competitividade, encerrando sua participação com duas vitórias e importantes aprendizados.
Mirim Masculino – Campeão Paraense Invicto
A equipe Mirim Masculina venceu todos os seus confrontos:
- Carajás 30 x 15 ARENA SPORT/ADENA
- Carajás 29 x 20 MEIVA/ADENA
- Carajás 22 x 18 DUCK – MOJU
Mirim Feminino – Campeã Paraense com 100% de aproveitamento
A equipe feminina também foi destaque:
- Carajás 38 x 03 ARENA SPORT/ADENA
- Carajás 36 x 03 MEIVA/ADENA
- Carajás 17 x 16 DUCK – MOJU
- Carajás 20 x 14 RHC – Rondon do Pará
Cadete Masculino – Participação consistente
- Carajás 25 x 23 ASCOTINS
- Carajás 25 x 23 COLETIVO MIRYTI/ACARÁ
- Carajás 25 x 31 ADCEM – BREVES
Mais do que os títulos, o clube celebra o impacto do esporte na vida dos jovens. “Essas conquistas representam mais do que medalhas. Elas simbolizam disciplina, superação, trabalho em equipe e oportunidades para sonhar com um futuro melhor”, destaca Roger Moura, presidente do Carajás Handebol.
As conquistas foram possíveis graças ao apoio de instituições parceiras. O clube agradece ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBClubes), à Prefeitura Municipal de Parauapebas, e às secretarias SEJUV, SEMEL e SEMED, bem como aos parlamentares que apoiam o esporte local. Destaque também aos diretores das escolas E.M.E.F. Domingos Cardoso e E.M.E.F. Dorothy Stang, que contribuíram com a logística da viagem.
Agradecimentos especiais aos patrocinadores Fibralink, Evolução Gráfica e Rota do Ouro, e às famílias dos atletas, que confiaram no projeto e incentivaram a participação dos jovens.
Compromisso com o futuro
A comissão técnica formada pelos professores Gilberto Portilho e Karina Ferreira, o fisioterapeuta Alexandre Nascimento e toda a equipe de apoio foram peças-chave para o sucesso. “Nosso foco vai além das quadras. Queremos formar cidadãos comprometidos, confiantes e preparados para a vida”, afirma Karina Ferreira.
O Carajás Handebol segue firme em sua missão de transformar vidas por meio do esporte. Com muito orgulho, o clube reforça seu compromisso com a juventude de Parauapebas e do Pará: formar campeões dentro e fora das quadras.