Carateca Josberto Girão receberá título de Cidadão Honorário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Considerado percursor do caratê em Parauapebas, voltado para crianças e adolescentes carentes, o mestre Josberto Rocha Girão será homenageado pela Câmara Municipal com a concessão de título de “Cidadão Honorário” pelos relevantes serviços prestados nas áreas social e desportiva no município. Na sessão desta terça-feira (28), os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2018, de autoria de Marcelo Parcerinho (PSC), que dispõe sobre a concessão da honraria.

Josberto Girão é natural de Morada Nova, Ceará. Chegou à região em 1984, antes mesmo da emancipação de Parauapebas. Foi na década de 1980 também que começou a estudar artes marciais e tornou-se mestre em caratê no Brasil.


Ficou conhecido em Parauapebas não somente pelos títulos de bicampeão brasileiro, hexacampeão Norte e 29 vezes campeão estadual de caratê, mas também pela criação dos primeiros projetos sociais no município, gerando oportunidades para famílias sem condições de pagar mensalidades, possibilitando acesso ao ensino e ao esporte.

Em 2005, juntamente com o irmão Angelberto Girão, Josberto fundou a Associação Girão de Artes Marciais (Agam). O projeto atende atualmente mais de 400 crianças e adolescentes nas atividades de caratê, capoeira, muay thai, futebol, voleibol e inglês.

Josberto Girão é formado em educação física. Chegou ao quinto grau do Karatê Shotokan e ainda participa ativamente como atleta e técnico da Seleção Paraense de Karatê.

Relevância social

Para Marcelo Parcerinho, a concessão do título de “Cidadão Honorário” é uma maneira de agradecer Girão pelo importante trabalho social que ele tem feito na cidade. “Qualquer um aqui sabe do trabalho que o Girão vem desenvolvendo, seja com apoio do governo, de emenda parlamentar desta Casa, ou por conta dele próprio. Ele vai ao comércio, à vizinhança. Ele pede e cuida dessa garotada como se fossem todos filhos dele. Para muitos, ele é um pai. Sem falar na questão institucional, porque ele está levando o nome de Parauapebas aos quatro cantos do Brasil e também para o exterior, trazendo medalhas, colocando essa criançada no pódio, dando esperança para essas crianças terem um futuro melhor longe de drogas, prostituição, obedecendo à família, tendo disciplina. Sabem onde será o futuro desses garotos? Na faculdade, no pódio de uma olimpíada ou de uma copa do mundo”, destacou.

Eliene Soares parabenizou Girão. “Sabemos que com trabalhos como o seu vamos deixar nossas crianças longe das drogas, do alcoolismo, do suicídio, de tantas outras coisas ruins que estão assolando nosso país. É uma homenagem merecida e você tem todo nosso apoio, respeito e admiração. Parabéns pelo mérito de receber essa honraria”.

Encaminhamento

Aprovada a concessão do título de “Cidadão Honorário”, a data de entrega será marcada posteriormente e deve ocorrer em sessão solene.

Reportagem: Nayara Cristina

Publicidade

veja também