Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Caravana de Parauapebas participará em Brasília de mobilização por CFEM mais justa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O município de Parauapebas irá participar, em Brasília, da grande mobilização em defesa dos recursos naturais e pela aprovação, no Congresso Nacional, das três medidas provisórias que modificam a legislação minerária brasileira, especialmente a MP nº 789/2017, que eleva a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) de 2% para 4%, com a alíquota sendo cobrada sobre o valor bruto e não mais sobre o líquido, o que implica em maior repasse para os municípios impactados pela exploração mineral.

A mobilização começará nesta terça-feira, 21, quando a elevação da Cfem deverá ser votada no Congresso Nacional. Representantes do Pará, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro, Goiás e outros Estados minerários estarão em Brasília, para pressionar os parlamentares a aprovar a MP 789/2017. E Parauapebas, como um dos maiores produtores de minério do planeta, não poderia fugir dessa luta, que perdura mais de 30 anos e que poderá ter resultado histórico em caso de aprovação da matéria.


O prefeito Darci Lermen, vereadores de Parauapebas, lideranças sociais do município irão se unir na capital federal às caravanas dos demais Estados. Toda a bancada federal do Pará, na Câmara e no Senado, já se comprometeu em aprovar a Cfem. Uma luta gigante, que precisa do envolvimento da população de todos os municípios explorados por empresas mineradoras; que precisa do envolvimento do povo parauapebense, que sempre foi muito guerreiro e batalhador.

Neste domingo (19), alguns ônibus sairão de Parauapebas com destino à Brasília, para que lideranças e munícipes em geral possam reforçar o manifesto à favor da aprovação da MP.

Movimento em Parauapebas:

No próximo dia 21, a prefeitura irá colocar um telão no estacionamento próximo à portaria de Carajás, para que todos os interessados em participar dessa batalha acompanhem a votação da medida provisória, no período da tarde. A Prefeitura de Parauapebas já decretou ponto facultativo para que todos os servidores públicos participem de mobilização cívica tão importante não apenas para Parauapebas, mas para o Pará e para o Brasil!

Publicidade

Veja
Também