A Prefeitura de Parauapebas emitiu nota pública na última segunda-feira (2) para esclarecer um episódio envolvendo a entrega dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025. Um lote de carnês foi encontrado descartado em um terreno no Bairro Cidade Jardim, causando preocupação entre moradores.
Segundo o comunicado, o responsável pela irregularidade foi um funcionário de uma empresa terceirizada, encarregada da distribuição dos documentos. O profissional já foi identificado, e a empresa informou que está adotando todas as medidas cabíveis diante do ocorrido.
A Prefeitura classificou o caso como um ato isolado, que não condiz com o compromisso da atual gestão com a população de Parauapebas. Para garantir que nenhum contribuinte seja prejudicado, a administração municipal informou que a empresa arcará com todos os custos relacionados à reimpressão e nova entrega do lote afetado.
Além disso, a gestão destacou o sucesso da campanha IPTU Premiado 2025, que tem registrado alta adesão por parte dos contribuintes. Em razão desse bom desempenho e visando facilitar ainda mais o pagamento do tributo, o prazo para quitação com direito à participação no sorteio de prêmios foi prorrogado até o dia 29 de agosto.
Por fim, a prefeitura reforçou seu compromisso com a transparência, responsabilidade fiscal e respeito aos cidadãos, reiterando que todas as providências já estão em andamento para que episódios como esse não se repitam.