A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (CCC), no sudeste do Estado, é um importante aparelho de promoção e preservação da cultura no Pará. É neste espaço, que integra o Instituto Cultural Vale (ICV), que cerca de 500 pessoas são atendidas com aulas de música, dança e teatro a partir de sua escola de arte-educação. Com uma programação mensal rica e diversa, que inclui espetáculos, exposições, oficinas, palestras e muito mais, a CCCC tem feito a diferença na vida da população local e regional.
Neste mês superespecial, em que a cidade de Canaã dos Carajás celebra seus 30 anos de emancipação político-administrativa, a comunidade ganha de presente duas programações que valorizam as culturas indígena e afro-brasileira. A primeira é a exposição fotográfica “Vivências Indígenas”, da produtora Rayda Lima, que promete atrair grande público na sua abertura dia 9 de outubro (quarta-feira), às 19h30, assim como durante todo este mês.
Aberta ao público geral, a mostra conta com registros audiovisuais das comunidades indígenas Aikewara e Gavião, promovendo uma maior conexão com o público visitante. “Vivências Indígenas” ficará em cartaz por um mês, até o dia 9 de novembro, no horário das 8h às 19h, de segunda a sábado, exceto aos domingos e feriados.
A segunda programação é a Oficina de Artesanato Ancestral Juruna que será ministrada pela artesã Marineide Juruna, no período de 15 a 17 de outubro, no horário das 14h às 18h e das 19h às 22h. A oficina é uma oportunidade de interação cultural de povos de diferentes origens, mesclando saberes e habilidades, além do estímulo à criatividade.
A artesã Marineide Juruna é da Aldeia Boa Vista, localizada no município de Vitória do Xingu/PA, e conduzirá a oficina de confecção de brincos e colares para o público a partir de 12 anos. Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição, ligando ou enviando mensagem para o número de telefone: (94) 99220-3451.
A Casa mais amada de Canaã
De janeiro a junho deste ano, mais de 17 mil pessoas visitaram a Casa da Cultura através de suas diversas iniciativas. As programações atraíram 83 artistas, 11 eventos culturais, 15 formações e 65 visitas educativas. Os números são expressivos mês a mês, o que reforça a importância da CCCC para a comunidade local e região.
“Estamos democratizando a cultura, promovendo a descentralização dessa produção cultural para outros espaços. E isso alimenta todo uma cadeia da cultura no território, proporciona o acesso à cultura, o direito à cultura e o contato, totalmente gratuito, da população de Canaã dos Carajás e de toda a região que vive aqui e circula por este espaço. Proporcionamos experiências significativas para todas as idades”, reforça Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura, espaço com localização na Rua Esmeralda, nº 141, bairro Nova Canaã II.