Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Casa da Cultura de Canaã promove oficina gratuita de teatro de miniatura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Já imaginou poder criar espetáculos teatrais que acontecem dentro de uma caixa? Se a sua resposta for sim, fique ligado, porque a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás promoverá neste mês três oficinas de teatro de miniatura para disseminar a técnica criada no Brasil e inspirada nos “retratistas lambe-lambes”, responsáveis pela popularização da fotografia nas décadas de 40, 50 e 60 nas praças e parques públicos do país.

Os conceitos básicos sobre esse formato artístico serão apresentados pela companhia PlastikOnírica, que se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento das disciplinas do Teatro de Formas Animadas desde 2014.


Além de participarem das oficinas, os inscritos terão acesso a dois espetáculos em miniatura, “A Fiandeira” e “Saudade”, apresentados pela companhia em mostras artísticas dentro e fora do Brasil.

Os interessados devem entrar em contato com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás pelos telefones (94) 99160-8186 ou (94) 99220-3451. O evento é gratuito e será transmitido via WhatsApp.

Sobre a técnica

O teatro de miniatura ou teatro lambe-lambe acontece dentro de uma caixa cênica. Geralmente é apresentado para uma pessoa por vez que assiste ao espetáculo através de um visor. É considerado um formato acessível, de curta duração, cuja encenação pode ser contada por meio teatro de bonecos, de sombras, objetos, imagens ou múltiplas combinações de técnicas. O formato foi criado em 1989, na Bahia, pelas artistas nordestinas Denise Di Santos e Ismine Lima.

Casa da Cultura de Canaã

O espaço cultural, criado e mantido pela Vale e que agora integra o Instituto Cultural Vale, desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce, musicalização infantil e percussão tradicional paraense.

Instituto Cultural e Chamada Vale de Patrocínios

O Instituto Cultural foi lançado pela Vale no último dia 22 de setembro. A Iniciativa vem valorizar e criar oportunidades de acesso à produção cultural como meio de transformação social. O Instituto nasce simultaneamente à 1ª Chamada Vale de Patrocínios Culturais, com edital de R$ 20 milhões. O edital inédito busca projetos que valorizam os patrimônios e identidades brasileiras, ao mesmo tempo em que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico nos locais onde são realizados. Partindo do conceito de que onde existe a cultura existe transformação, serão aceitos projetos de proponentes de todo o país dentro da diversidade de manifestações culturais brasileiras.  As inscrições vão até o dia 14 de outubro e devem ser feitas no site do Instituto. Acesse a página na internet: http://institutoculturalvale.org e saiba mais.

 

Publicidade

Veja
Também