Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Cavalgada, shows e atrações educativas marcaram o aniversário da Vila Sanção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A vila localizada há cerca de 60 km de Parauapebas foi a atração do final de semana na região. A comemoração atraiu centenas de pessoas que vieram participar e prestigiar o evento que aconteceu no sábado e domingo (14 e 15/09).

A vila foi fundada em 1995 pelo vereador Odilon Rocha de Sanção (PMDB) e abriga atualmente mais de 500 famílias. O vereador, que empresta o sobrenome ao local, conta que o nome foi escolhido como forma de homenageá-lo. “O espaço onde se constituiu a Vila era uma propriedade minha. Ao permitir a entrada dos colonos no local, eles, como forma de agradecimento, a batizaram como Vila Sanção”.


As comemorações no sábado começaram logo cedo com uma cavalgada, que reuniu mais de 200 cavalheiros. A comitiva foi acompanhada por centenas de pessoas, tanto da Vila quanto de Parauapebas, além das autoridades que foram prestigiar o evento.

Durante as festividades marcaram presença os secretários municipais, o deputado estadual Pio X (PDT), os vereadores Major da Mactra (PSDB), Ivanaldo Braz (PDT), Eliene Soares, Euzébio Rodrigues e Israel Pereira, o Miquinha, (PT), Devanir Martins (PP) e o presidente da Câmara, Josineto Feitosa (PSDC), além da vice-prefeita Maria Ângela e do prefeito Valmir Mariano.

Na ocasião Odilon Rocha aproveitou para solicitar ao prefeito que construa uma pista de vaquejada na Vila Sanção. Sugeriu uma parceria, onde ele doaria a área e a prefeitura arcaria com os custos da obra. O prefeito Valmir Mariano parabenizou aos moradores do local e disse que vai atender a solicitação. “Eu não faço promessas, eu firmo compromissos e nós vamos fazer essa pista. Vocês representam o meu compromisso com a Zona Rural. Parabéns pelo aniversário, este é um momento de festejar” destacou.

Cavalgada foi sucesso total. Foto: Ascom/CMP
Cavalgada foi sucesso total. Foto: Ascom/CMP

Josineto Feitosa também parabenizou os moradores da Vila Sanção e relatou que a região também faz parte de sua história, pois já lecionou no local. “Essa comemoração mostra o empenho do poder público em atender essa comunidade, que precisa de incentivos para continuar se desenvolvendo” afirmou.

A Câmara Municipal marcou presença nas festividades também. No último dia de comemoração um stand da Biblioteca Legislativa Sônia Cortes atraiu a criançada. Além dos diversos livros, a galerinha que compareceu ao stand pôde usar a criatividade desenhando e colorindo os personagens mais famosos de nossa literatura infantil. Para a coordenadora da Biblioteca, Delma Resende, proporcionar às crianças o contato com os livros é uma maneira divertida de estimular a leitura. “As crianças são dinâmicas, gostam de movimento por isso aliamos leitura e brincadeira, assim conquistamos os pequenos e apresentamos o mundo da leitura”. Para o presidente da Câmara, está “é uma maneira de o Legislativo colaborar com a educação, incentivando a leitura”.

A noite a festa continuou, tanto no sábado quanto no domingo foram realizados shows com bandas de forró e com cantor gospel.
Para Odilon Rocha “a Vila Sanção é um sonho que se tornou realidade e vamos continuar trabalhando para que ela se desenvolva ainda mais”.

Reportagem: Josiane Quintino e Nayara Cristina

Publicidade

Veja
Também