Foram 7.774 ligações, número que representa 31% das ligações realizadas pela Celpa em 2014 no Programa Luz Para Todos.
A demanda de energia na região sudeste paraense cresce a cada ano, pois abriga grandes projetos minerais, pecuários e agricultura. Para atender a demanda com qualidade e aumentar a capacidade de produção, a Celpa investiu em 2014 mais de R$ 100 milhões na região em obras e serviços de expansão da rede de energia nas áreas urbana e rural.
A empresa também construiu mais de 300 quilômetros de novos alimentadores da rede e mais de 200 quilômetros estão em construção com previsão de serem concluídos até o final de fevereiro. Os alimentadores são equipamentos que aumentam a capacidade de distribuição da energia, dando mais qualidade ao fornecimento do produto aos consumidores.
Na cidade de Parauapebas, por exemplo, a Celpa ampliou a capacidade do serviço de energia de Carajás até a Vila União e na região do Rio Preto. Também foram implantadas novas linhas alimentadoras em São Domingos do Araguaia, que vão beneficiar também os municípios de Brejo Grande e Palestina do Pará. O aumento da capacidade de energia em Santana do Araguaia, com implantação de novos alimentadores, vai beneficiar a comunidade do distrito de Barreira do Campo.
Outros investimentos no sudeste paraense foram as regularizações de energia em área onde não havia ainda a rede legalizada ou em locais de ligações clandestinas. A maioria dos municípios recebeu as equipes da Celpa para regularização das ligações: Parauapebas, Canaã dos Carajás, Tucumã, Tucuruí, São Félix do Xingu, Ourilândia do Norte, Santana do Araguaia, Redenção, Xinguara, Marabá, Brejo Grande do Araguaia, Curionópolis, Pacajá, Pau D’ Arco, Floresta do Araguaia e Dom Eliseu.
Além de fazer com que a energia chegue aos locais mais remotos é importante que esse fornecimento seja firme e de forma segura. Por isso, regularizar os consumidores clandestinos é outro desafio da empresa. Em 2014 na região sudeste, 25 mil ligações clandestinas foram regularizadas, o que permitiu a sistematização da rede e a segurança nas instalações.