Centenas de jovens participam de aula inaugural do Cursinho Popular da Juventude

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Contando com a presença do prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, do titular da Coordenadoria Municipal de Juventude (CMJ), Rafael Ribeiro e de centenas de jovens alunos, foi realizada neste sábado (5), a aula inaugural do Cursinho Popular da Juventude, uma iniciativa que visa oferecer melhor qualificação aos estudantes da cidade que concorrerão ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e aos demais exames vestibulares.

“Estamos buscando sempre, de todas as formas, oferecer aos nossos jovens a oportunidade de ingressar em uma grande instituição de ensino superior e este Cursinho Popular é mais uma ferramenta importante para qualificar nossos estudantes, permitindo que eles disputem as vagas de igual para igual com os demais concorrentes”, disse Darci.


O prefeito de Parauapebas também lembrou o esforço que vem sendo feito pelo governo municipal para implantar cursos da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Há tempos, jovens estudantes e professores reivindicam a presença da UEPA na cidade. Eles entendem que a procura por cursos superiores é crescente na região e que o Estado do Pará precisa suprir essa demanda.

“A implantação da UEPA será mais um passo rumo à definição de Parauapebas como um verdadeiro polo de conhecimento, atendendo nossos jovens no que diz respeito à formação profissional de nível superior”, disse Rafael Ribeiro ao comentar a luta da Prefeitura de Parauapebas a favor da instalação da UEPA na cidade.

“Nós, da Coordenadoria Municipal de Juventude, estamos lutando junto com o prefeito Darci Lermen e com o secretário de Educação, professor Luiz Vieira, para implantar de fato a UEPA em nossa cidade e tenho certeza que vamos vencer mais essa batalha”, complementou Rafael Ribeiro.

Durante sua manifestação na aula inaugural, o prefeito lembrou que, da forma como foi organizado – com unidades em diversos núcleos da cidade – o Cursinho Popular aproxima o serviço oferecido e facilita ainda mais o acesso dos alunos interessados. “Não haverá necessidade de grandes deslocamentos, o que significa também menos gastos com transporte por parte dos alunos”, disse Darci.

O Cursinho Municipal da Juventude atenderá 400 alunos do ensino médio, em oito polos de Parauapebas e cada polo terá até 50 alunos. Na área urbana, as aulas serão ministradas em unidades instaladas no Bairro da Paz, Cidade Jardim, VS10, Bairro Tropical e Núcleo Cidade Nova. Na área rural, o cursinho será oferecido para alunos da Palmares Sul, Palmares II e CEDERE I.

A Emenda Parlamentar 228/2018, do então vereador e atual coordenador municipal de Juventude, Rafael Ribeiro, destinou os recursos necessários para a instalação completa do Cursinho Popular da Juventude. As aulas serão no período noturno e aos finais de semana, para garantir o acesso dos alunos que trabalham e aqueles que estudam no horário regular. Escolas municipais serão usadas em cada um dos polos para sediar o Cursinho. As aulas iniciaram na sexta feira 03 e seguem até o dia 15 de dezembro.

veja também