Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cerca de 10 mil já fizeram a pré-matrícula nas escolas estaduais do Pará

A primeira semana da pré-matrícula de alunos novos nas escolas públicas estaduais para o ano letivo de 2017 contabiliza dez mil estudantes pré-matriculados. A inscrição pode ser feita até o dia 1º de janeiro de 2017, a qualquer hora no portal da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), www.seduc.pa.gov.br, ou de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800-280078. Estão disponíveis 250 mil vagas.

“Tivemos nesta semana uma procura expressiva pela pré-matrícula. As pessoas estão providenciando logo a inscrição, e isso é importante para os estudantes e para os pais. Deixar para os últimos dias do prazo pode gerar a complicação de o sistema ficar congestionado”, diz a coordenadora de Matrícula da Seduc, Suely Domont. A Seduc coordena todo o processo, mobilizando diretores e profissionais de educação nas escolas e gestores das unidades regionais da Seduc em Belém e no interior.

Na pré-matrícula os interessados devem informar nome e endereço completo, data de nascimento e nome da mãe. Deve também ser informado se o interessado é atendido por algum programa social, como Bolsa Família, ou se recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no caso de alunos com deficiência.

No período de 2 a 4 de janeiro, será feita a confirmação da matrícula nas escolas nas quais o interessados se inscreveram. Devem ser apresentados, nessa ocasião, os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento (original e cópia); histórico escolar ou ressalva (original); comprovante de residência (cópia); duas fotos 3×4 (idênticas e recentes); certificado (original e cópia) ou atestado de conclusão do ensino fundamental (original e cópia) para os alunos que cursarão o ensino médio; comprovante de trabalho para o aluno do período noturno.

A confirmação de matrícula de novos alunos com deficiência será feita no dia 2 de janeiro, mediante a apresentação dos documentos obrigatórios e de documento que comprove a deficiência do estudante. A não apresentação deste documento não impede o aluno de efetivar a matrícula.
No dia 3 de janeiro, será feita a confirmação de matrícula dos novos alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e da primeira à quarta etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino fundamental. No dia 4, será confirmada a matrícula dos estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio regular e primeira e segunda etapa do EJA médio. De 12 a 13 de janeiro será efetuada a matrícula, na própria escola, de novos alunos sem a pré-matrícula e de estudantes com deficiência.

Para os alunos que já fazem parte da rede estadual, a rematrícula é automática. O processo de remanejamento e transferência desses alunos será feito a partir do resultado final do ano letivo de 2016, previsto para o final de fevereiro. O início do ano letivo de 2017 está previsto para o mês de março.

Reportagem: Eduardo Rocha

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário