Cerca de 450 policiais civis integram frente de segurança nas eleições municipais 2020

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Polícia Civil reforça o plano de atuação neste final de semana, em todos os 144 municípios do Estado, visando garantir a segurança no primeiro turno da eleição municipal durante a Operação “Eleições 2020”, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A ação ocorrerá no domingo (15) e no dia 29 de novembro, data marcada para o segundo turno.

Cerca de 450 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores vão reforçar a segurança em Belém, Região Metropolitana e interior do Estado. Ao longo da semana, 325 agentes da Polícia Civil foram enviados para municípios paraenses, a fim de integrar a equipe policial.


Devido à movimentação mais acirrada durante a votação em algumas cidades do Estado, a capital e nove municípios paraenses, como Parauapebas, Tucuruí, Rondon do Pará, Tailândia, Viseu, Anapu, Abaetetuba, Igarapé-Açu e Moju, vão contar com o apoio de uma equipe especializada da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), que estará à disposição para atuação se forem solicitados.

Os agentes da Polícia Civil estão trabalhando de forma coordenada com a Secretaria de Segurança Pública e todos os órgãos que envolvem o Sistema de Segurança do Estado, assim como, com a atuação da Polícia Federal, quanto ao trabalho e atribuições a serem desenvolvidas no âmbito da Polícia Judiciária, visando o combate aos crimes e infrações eleitorais.

“Vamos atuar de forma supletiva a Polícia Federal, no que concerne aos crimes eleitorais. De acordo com a legislação, os crimes eleitorais são de competência da Justiça Eleitoral com atuação da PF, mas, como Polícia Civil, vamos estar a postos para atuar de forma supletiva em qualquer ocorrência tanto na capital como no interior” – Daniela Santos, delegada-geral adjunta da Polícia Civil.

Lei Seca – Equipes da Polícia Civil vão realizar a fiscalização, por meio da Divisão de Polícia Administrativa (DPA) e com o apoio da Polícia Militar. A portaria de n.º 07/2020 proíbe a venda e fornecimento, ainda que de forma gratuita, de bebidas alcoólicas, assim como a realização de festas dançantes em clubes, casas de show, dancings, boates, bares e similares, no próximo domingo, 15, em todo o Estado. A medida vale para o período de meia noite até às 18h. Em caso de descumprimento, cabe atuação da PC por desobediência.

Serviço:

No domingo (15), todas as delegacias de polícia vão funcionar de 7h às 19h e as seccionais urbanas vão permanecer abertas das 7h às 7h da manhã seguinte. Já no interior do Estado, as delegacias estarão abertas a partir das 7h com uma equipe de delegados e escrivães disponíveis para todos os atendimentos e procedimentos necessários.

veja também