Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Chamonzinho tem contas aprovadas por unanimidade em Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A providência referendou a decisão do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que após parecer favorável do Ministério Público do Estado, também aprovou por unanimidade as prestações de contas daquele município.

A sessão, realizada na última quinta-feira (3), contou com a presença de populares e outras autoridades, entre elas, a Procuradora Geral do Município, Rosana Cozzi, que representou o prefeito Wenderson Chamon. Todos os vereadores ressaltaram a importância desse momento para município, que está dando exemplo para o Estado e para o Brasil em um momento em que o País se vê envolvido em tantos escândalos de corrupção e malversação do erário público.


O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Wilson Ferreira da Silva, o Wilson do Fórum (PV), destacou que não houve qualquer situação na análise das contas que pairassem dúvidas quanto à lisura com a qual o prefeito vem conduzindo a gestão municipal, tanto na primeira como agora na sua segunda gestão.

“Realmente, nos sentimos orgulhosos de estarmos dando exemplo de como tratar com responsabilidade os recursos públicos. O prefeito Chamonzinho está de parabéns pela seriedade como vem administrando Curionópolis nas duas gestões, onde não se vê qualquer denúncia que desabone sua conduta ou coloque em dúvida a seriedade da sua gestão”, observa Wilson do Fórum.

De acordo com o presidente da CMC, Cassiano Bezerra Viana (PMDB), quando se administra com seriedade e responsabilidade a coisa pública, os resultados aparecem em forma de benefícios e bem estar para a comunidade. Ele lembra que nenhum gestor fez tanto em tão pouco tempo por Curionópolis, como Chamozinho, que mudou a cara da cidade e colocou o município em um patamar respeitado na região.

“A gente sente orgulho de ver nosso município dando exemplo de boa gestão e ver que a comunidade também aprova à forma como o município está sendo administrado. Curionópolis hoje é uma nova cidade em todos os sentidos”, ressalta.

O resultado da aprovação unânime das prestações de contas mostra, segundo a Procuradora Geral do Município, a lisura como o prefeito Chamonzinho vem administrando Curionópolis. “Ele vem realizando um trabalho excelente, que serve realmente de exemplo no trato do recurso público. Tudo o que é feito está sempre obedecendo às leis e é minunciosamente avaliado, para que não tenha qualquer erro. Ele é um gestor que prima pelo trato correto da coisa pública e não admite qualquer coisa que venha a comprometer a aplicação do erário”, destaca Rosana.

Ainda de acordo com ela, essa forma rígida no trato da coisa pública permitiu a Curionópolis ter um desenvolvimento espetacular nesses quase oito anos de gestão, com obras que mudaram a cara da cidade e trouxeram inúmeras melhorias a população. “Mesmo com um orçamento pequeno, se comparado a outros municípios, nossa cidade hoje tem calçamento em todos os bairros, saúde, educação e muitas ações que beneficiam a comunidade. Quando o recurso público é aplicado de forma correta, os resultados aparecem e Curionópolis é um exemplo disso”, pontua a procuradora.

Para a população, o prefeito demonstra, com aprovação unânime de suas contas, que além de competente, é honesto. “Moro aqui há 30 anos e o prefeito Chamozinho realmente fez a diferença em Curionópolis. Antes dele assumir, aqui era uma cidade quase fantasma. Hoje, a cidade está diferente, calçada e com muitas obras que mudaram o visual de Curionópolis. Parabéns prefeito pela gestão”, elogia Amones Carlos.

Essa foi à penúltima sessão da Câmara no ano de 2015. Na próxima quinta-feira (10) acontece à sessão de encerramento dos trabalhos legislativo, com a votação do Orçamento para 2016, que tem previsão de R$ 77 milhões. O duodécimo da Câmara para 2016 tem previsão 256 mil.

MELHORES DO BRASIL

Os resultados em austeridade do município de Curionópolis comprovam o que já tinha avaliado a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) em 2013, quando publicou a edição, do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) de 5.164 municípios, e o prefeito Chamonzinho era o segundo melhor avaliado do Pará e 92º do país.

Curionópolis aparecia em segundo na avaliação de desempenho fiscal, superando Belém, Ananindeua, Marabá, Santarém, Castanhal e, até Paragominas, cantada nos últimos tempos como exemplo de município com gestão fiscal eficiente.

Foram analisadas receita própria, gasto com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, entre outros.

Reportagem: Tina Santos / Grupo Correio de Comunicação

Publicidade

Veja
Também