Churrasco com 20 mil quilos de carne marca o aniversário de 34 anos de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Parauapebas encerrou a programação dos 34 anos do município, nesta terça-feira, 10, no Parque de Exposições Lázaro de Deus, local onde também foram realizadas várias apresentações culturais e o churrasco histórico à moda Costela no Chão, realizado pelo Sindicato de Produtores Rurais (Siproduz), em parceria com a prefeitura.

As atividades atraíram cerca de 60 mil pessoas ao longo do dia. Foi um momento de encontros de moradores pioneiros com visitantes das regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste do país, que aproveitaram a oportunidade para celebrar o aniversário após dois anos de pandemia.


“Essas comemorações foram possíveis graças ao investimento na área da saúde e o avanço na vacinação dos moradores. E hoje estamos aqui nesse encontro de gerações e pessoas de todos os lugares do Brasil, uma diversidade cultural que é a característica mais marcante de Parauapebas”, declarou o prefeito Darci Lermen.

O Siproduz reuniu mais de 200 especialistas de sete Centro de Tradições Gaúchas (CTG). Foram assados 1.200 costelões, mais de 20 mil quilos de carne, que foram distribuídos à população presente. A movimentação no Parque de Exposições iniciou por volta das 3h da manhã, quando a carne começou a ser assada.

Os portões da Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP) foram abertos às 10h da manhã e o churrasco começou a ser servido a partir do meio-dia com a ajuda de mais de 500 voluntários. Foi um dia de festa em que a população pôde conhecer um pouco mais sobre a gastronomia do Rio Grande do Sul.

 

“Eu aproveitei o feriado e vim cedo para conferir esse churrasco que todo mundo estava falando. Eu gostei demais, tinha carne pra todo mundo”, disse o pedreiro Sinaldo Carneiro, que estava acompanhado de sua família.

A criançada aproveitou o dia com atividades recreativas, com a tirolesa e bungee jumping. O clima era de confraternização e alegria, teve até grupo de amigas que cantaram juntas o hino da cidade. “És escolhida e abençoada por Deus, pra acolher o povo teu”, celebrou Helena Ribeiro.

A programação do dia também contou com a participação de paraquedistas, da banda gaúcha Os Serranos e artistas locais. À noite, Léo Magalhães encerrou as comemorações dos 34 anos do município, embalando a multidão com os seus sucessos.

As atividades alusivas ao aniversário começaram no dia 6 de maio, com a entrega de uma escola de Educação Infantil, oferta de cursos de capacitação para produtores rurais, além de serviços de emissão de documentos, atendimentos na área de saúde e assistência social. As ações seguem até o fim do mês, entre elas, estão previstas a inauguração de uma Unidade Básica de Saúde e do Parque Ambiental dos Ipês.

veja também