Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Circuito Cultural proporciona conhecimento aos alunos da rede municipal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma parceria firmada entre o Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) e a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem possibilitado, anualmente, a realização do Circuito Cultural, envolvendo estudantes da rede municipal de ensino durante a Feira de Agronegócios de Parauapebas (FAP).

Até sexta-feira (5), devem passar pelo Parque de Exposições “Lázaro de Deus Vieira Neto” mais de mil estudantes. Eles têm aula diferenciada nas dependências do parque, com direito a visita às baias de animais, à minifazenda da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), ao museu móvel do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e ao estande da mineradora Vale. Além de participarem da 1ª Feira do Livro, grande novidade da FAP 2014, os estudantes receberam palestras ministradas por autores, escritores e poetas renomados.


Na quarta-feira (3), os estudantes dos 1º e 2º ciclos das escolas Paulo Fonteles, Primavera, Eunice Moreira, Jean Piaget e Eduardo Angelim participaram do circuito. As cinco turmas se revezaram nas visitas aos estandes e ficaram mais de uma hora ouvindo atentamente explicações de guias e observando os animais. Ao final da atividade, participaram da palestra “Quem quer brincar comigo?”, ministrada pelo escritor, músico e jornalista cearense Tino Freitas.

Para a professora Regineuda de Fátima Dourado, da Escola Eunice Moreira, sua turma do 1º ano teve uma oportunidade ímpar. “Em sala de aula, nem sempre é possível unir teoria e prática. Aqui, ao ar livre, os alunos podem observar vários dos conteúdos estudados na escola”, explica a educadora.
A aluna Ana Luiza Reis, 7 anos, afirma ter aprendido bastante durante a visita. “Foi maravilhoso conhecer de perto os animais, saber mais sobre algumas plantas e ouvir as histórias do escritor. Ele é muito engraçado e tem umas histórias legais, que vou contar as minhas amigas”, confidencia Luiza, com um largo sorriso estampado no rosto.

INCENTIVO À LEITURA
A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza, acompanhou o grupo de alunos durante o Circuito. “É muito gratificante podermos proporcionar essa vivência aos nossos alunos. Este ano, eles recebem um presente especial: o contato com escritores participantes da Feira do Livro”, declara a secretária.
“É nítido como os estudantes se envolveram do início ao fim da palestra e saíram daqui encantados com o mundo mágico construído pela literatura”, enfatiza Juliana, ressaltando que a feira reforça o trabalho de incentivo à leitura que vem sendo realizado em todas as escolas da rede municipal de ensino, com o Projeto Comunidade de Leitores e outras ações voltadas para tal finalidade.

PROPOSTA LÚDICA
O escritor Tino Freitas contou, cantou e encantou as crianças com seu estilo irreverente e lúdico. “A feira me proporcionou uma oportunidade única de encontrar-me com leitores, futuros leitores e apresentar um pouco do meu trabalho. Com as crianças eu me diverti muito, nos divertimos juntos, pois minha proposta é que o livro venha, primeiramente, com função lúdica, uma coisa gostosa, e foi isso que aconteceu”.
Tino Freitas revelou ainda seu desejo de estar presente às próximas edições da FAP e dar continuidade ao trabalho que fez com que os estudantes se prendessem a ele e aprendessem que ler é um passo importante para formação e exercício da cidadania.

Reportagem e foto: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também