Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

CÍRIO DE NAZARÉ 2020: Missa de apresentação do novo manto é realizada em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um momento esperado pela comunidade católica para o Círio 2020 de Parauapebas. A celebração seguiu as normas adotadas pela igreja no combate ao Covid-19, alguns fiéis compareceram, com máscaras, e tudo foi transmitido ao vivo pelo Portal Pebinha de Açúcar, para que os devotos não perdessem este momento, mesmo em casa.

A Missa da troca do Manto começou com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré com a vestimenta que ela ganhou no dia 25 de outubro de 2019, na oportunidade, o Padre Cristiano Martins explicou cada detalhe do manto do ano passado.
“No ano de 2019 o brasil viveu um período de destruição do meio ambiente e os detalhes transmitiam o seguinte: O branco significa a pureza da virgem Maria, o dourado representa os minérios da nossa região, a nossa berlinda de Nossa Senhora com as flores representa os 15 anos do Círio, já as flores vermelhas estão simbolizando as flores de Carajás, o verde é a floresta e os pássaros são a nossa fauna”, explicou o pároco durante a missa aos fiéis.


Com um público reduzido, devido a pandemia do coronavírus, entre as pessoas que foram acompanhar de perto a troca do manto, na última quinta-feira (23), estava a jovem Daiane Gonçalves, de 7 anos, que foi a missa acompanhando a avó Madalena.
“Eu vim com minha vovó na missa e achei linda a nova roupa da santinha”, disse toda animada com o evento.

Já a dona Madalena Gonçalves explica que trouxe a neta para conhecer a importância da nossa senhora na vida dos católicos, e garante que acreditar e ter fé é fundamental para se viver bem em uma sociedade que só se vê a degradação do ser humano,
“Vim Para pedir a proteção de nossa Senhora na minha vida e das pessoas que fazem parte da minha vida, e estou transmitindo para minha netinha a fé na nossa mãe, pois no dia que eu partir ela vai saber que pode contar com a proteção da nossa padroeira”, explica a vovozinha, orgulhosa da neta.

O momento tão esperado chegou, o Padre Hudson Rodrigues entrou, na igreja, com a nossa Senhora de Nazaré com o novo manto, que este ano está com cores bem chamativas, principalmente o azul que predominou o manto 2020, Emanoel França, quem fez o designer do manto e dona Maria da Conceição, quem confeccionou a peça toda bordada a mão, estavam lá na primeira fila.
“Foram cinco meses produzindo o Manto da Nossa senhora, e hoje vendo ela vestida com ele fico toda emocionada, meu coração bate até mais forte neste momento”, diz a costureira emocionada.

Emanoel ressalta que é um orgulho ajudar a avó na confecção do manto.
“Quando recebemos o tema deste ano, Maria de Nazaré Auxílio dos que sofrem, logo imaginei neste momento que estamos vivendo com esta pandemia, e esta foi a base do manto este ano”, ressalta o jovem designer.

O Padre Cristiano Martins explicou que este ano apresentaram a nova peça de uma maneira diferente do ano passado, ressaltando a importância deste momento para os católicos.
“Como filhos de Deus e Maria, estamos sobre a proteção de nossa senhora, no alto da Cruz Jesus disse para João, Eis aí tua mãe e mãe eis aí o teu filho, então ele nos colocou de baixo da proteção de Maria, de baixo do Manto da mãe intercessora dos seus filhos”, disse o padre com a imagem da Nossa Senhora em mãos.

Reportagem: Adersen Arantes | Portal Pebinha de Açúcar

 

Publicidade

Veja
Também