Publicidade

Círio de Tucuruí deve reunir mais de 60 mil pessoas

Estimativa da prefeitura local é de que cerca de R$ 600 mil sejam injetados na economia do município

No próximo domingo, 13 de outubro, o município de Tucuruí, no sudeste paraense, viverá, pela 37ª vez, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a exemplo de Belém, cidade que também realiza sua grande romaria neste dia. O evento turístico-religioso deve injetar na economia local cerca de R$ 600 mil, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplades).


Atualmente, Tucuruí, possui cerca de 110 mil habitantes e, segundo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, em 2018, na grande procissão do 2° domingo de outubro, 60 mil pessoas participaram do evento. Do montante, estima-se que 15% vieram de outras regiões do Pará e de outros Estados. A expectativa é de que em 2019 esse número aumente. Ainda de acordo com a Seplades, os setores mais são beneficiados pelo Círio são o de comércio, serviços, transporte, artesanato e a economia informal.

Para o vendedor ambulante Edson Ataíde, de 45 anos, que trabalha no centro comercial de Tucuruí, a semana do Círio é de grande movimentação, o que afeta positivamente na venda de seus produtos. “A gente compra mais mercadorias porque aumenta a venda e a gente precisa repor, o horário de trabalho também aumenta, acordamos mais cedo do que o habitual”, explica.

Já para o Padre Bonifácio, pároco da Igreja São José, uma das realizadoras do Círio, o próximo domingo é aguardado com muitas expectativas, pois este será o primeiro ano em que ele participa do evento em Tucuruí. “O Círio daqui é muito grande, tem uma equipe que se dedica bastante para a organização do calendário de festejos à Nossa Senhora de Nazaré”, afirma.

Devoção – No município, muita gente tem histórias para contar e explicar a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. É o caso da dona Dianette Oliveira, professora aposentada de 53 anos, que tem grande afeto e amor à Santa. “Sou católica praticante e sempre tive muito amor por Nossa Senhora e a cada ano que passa essa devoção aumenta cada vez mais. Tenho duas graças alcançadas em minha família: a cura de um irmão que estava doente e a minha filha, que nasceu prematura, e entreguei ela nas mãos de Nossa Senhora”, lembra.

A celebração do Círio de Tucuruí tem o apoio da Prefeitura Municipal, que no mês passado firmou um convênio para repassar verbas à estrutura do evento.

“O apoio da prefeitura é importante para a realização do evento, pois os gastos são muito grandes com trio elétrico, palco, flores da berlinda, divulgação, entre outros detalhes. Tudo isso, graças a Deus, é a prefeitura que financia”, relata o padre Bonifácio.

Fazem parte da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Tucuruí as romarias do Círio Rodoviário, Círio Fluvial ou “Círio das Águas”, Transladação Noturna da Imagem, Procissão das Velas, Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, Corridas do Círio e a Grande Procissão do domingo, entre outras celebrações. O calendário do Círio no município segue até o dia 21 deste mês.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu