Apesar dos pagamentos estarem em dia, atual prestadora não tem atendido adequadamente às demandas da cidade; transição para novo contrato já está em andamento.
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb), reconhece os problemas enfrentados pela população em relação à coleta de lixo nos últimos meses e informa que já está em fase final o processo de transição para uma nova empresa, que assumirá o serviço a partir do dia 7 de maio.
O contrato com a prestadora atual foi firmado ainda na gestão anterior, com validade de maio de 2024 a maio de 2025. Desde o início da atual administração, esforços vêm sendo feitos para garantir a manutenção da limpeza urbana, mesmo com limitações herdadas desse contrato. Ainda assim, têm sido recorrentes as falhas na execução do serviço.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Herlon Soares, a gestão não tem se omitido diante das dificuldades. “Todos lembram como encontramos Parauapebas: muito lixo e entulho espalhados pelos bairros. Desde então, temos nos empenhado para mudar essa realidade. Chamamos a empresa, exigimos providências e pagamos rigorosamente em dia. Estamos finalizando a transição para uma nova empresa, que assumirá a limpeza urbana com um novo modelo de contrato, mais eficiente e mais transparente. Nosso compromisso é com o bem-estar da população e o uso responsável do dinheiro público”, destacou.
Quando assumiu a Prefeitura, a atual gestão encontrou um cenário de acúmulo de resíduos e deficiência nos serviços de limpeza. Sob orientação do prefeito Aurélio Goiano, foram realizados mutirões emergenciais e cobranças diretas à empresa contratada, buscando reduzir os impactos imediatos para os moradores.
Outro ponto que merece esclarecimento é a situação financeira do contrato. Os pagamentos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2025 foram efetuados pontualmente. Até o momento, não há registros de débitos ou pendências por parte da administração municipal que justifiquem a queda na qualidade do serviço prestado.
Com o novo contrato em elaboração, a proposta da Prefeitura é ampliar e melhorar os serviços prestados, incluindo demandas que não estavam previstas anteriormente, como reforço na coleta seletiva e maior cobertura da varrição urbana.
Com a transição em andamento, a expectativa é de que a mudança na prestação do serviço traga melhorias nas próximas semanas. Enquanto isso, a Prefeitura continua cobrando providências da empresa atual para minimizar os transtornos enfrentados pela população.
Reportagem: Luciana Queiroz