Moradores do Projeto de Assentamento (PA) Estrela Dalva estão desde a manhã de hoje (30) fazendo uma manifestação no Escritório Administrativo das Centrais Elétricas do Pará (CELPA), no bairro Beira Rio, reivindicando energia elétrica para suas propriedades rurais.
O PA Estrela Dalva fica a apenas 60 quilômetros do centro de Parauapebas e, de acordo com a trabalhadora rural Rose Mary de Jesus, há muito tempo a direção da concessionária de energia vem fazendo promessa e adiando o cumprimento. “Estamos reivindicando o direito no Projeto Luz Para Todos; estamos com toda a documentação pronta e esperamos há mais de 10 anos e todos os PA’s próximos já foram contemplados com o benefício e só o nosso ainda não foi contemplado. Não estamos mais dispostos a esperar”, desabafa Rose, contando que no local nem a escola municipal funciona por falta da energia elétrica.
Ela mensura que são ao todo 92 famílias morando próximo da linha elétrica e sem poder ter o benefício, apenas alguns tem energia puxado na modalidade “gato” e, segundo ela, sofrem ameaça de corte.
A equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar procurou ouvir algum representante da concessionária de energia Celpa, mas ouviu apenas que ninguém estava autorizado a falar sobre o caso.
Reportagem e fotos: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar