Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Coluna do Lima Rodrigues – 10 de setembro de 2021

Presidente Jair Bolsonaro disse que não teve a intenção de ofender outros poderes

Produtores rurais participam de manifestação em Brasília

Produtores rurais de todo o Brasil, incluindo os dos estados do Maranhão, Tocantins e Pará, participaram dia 7 de setembro, terça-feira, de grande manifestação em Brasília em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

A maioria dos produtores rurais chegou à Brasília na segunda-feira, dia 6, véspera do feriado e se concentrou no Parque Leão, nas proximidades da região administrativa denominada Recanto das Emas, em frente à Samambaia.

Ônibus, caminhões e automóveis de várias cidades do país ficaram estacionados no local, onde foram instaladas também barracas para vendas de bandeiras e camisetas. Os hotéis de Brasília estavam lotados e muita gente preferiu montar suas barracas de camping na ampla área interna do Parque Leão.

Na tarde de segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou de helicóptero a área onde estavam concentrados os manifestantes que apoiam seu governo. Na noite de segunda-feira, alguns caminhoneiros furaram o bloqueio feito pela Departamento de Trânsito do Distrito Federal e conseguiram chegar com seus caminhões até à Esplanada dos Ministérios.

Esplanada dos Ministérios

Logo cedo, na terça-feira, dia 7 de setembro, produtores rurais e representantes de outras classes, como caminhoneiros e servidores públicos de diversos estados, começaram a chegar à altura da Biblioteca Nacional, perto da rodoviária do Plano do Piloto, com suas bandeiras e camisetas verde e amarelo para participar do ato em apoio ao presidente da República.

Os manifestantes aos poucos foram lotando a Esplanada dos Ministérios, onde já se encontravam desde a noite anterior alguns caminhoneiros e ônibus de turismo. Algumas pessoas aproveitaram para faturar um dinheiro extra vendendo camisetas, bandeiras e lanches para os visitantes.

Os manifestantes conduziam faixas e cartazes com críticas à atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal, pedindo a instalação da CPI da Toga, a saída de ministros do STF, o voto impresso auditável (já rejeitado em votação na Câmara dos Deputados); pedindo liberdade, justiça, direito e afirmando que  “Supremo é o povo”. Para alguns juristas e para a oposição alguns desses pedidos são inconstitucionais.

A cada momento chegava mais gente à Esplanada dos Ministérios, incluindo produtores rurais do Maranhão, Pará e Tocantins. “Viemos de longe para apoiar o presidente Jair Bolsonaro e valeu à pena a viagem”, disseram os pecuaristas Ederli Silva, de Marabá (PA) e Deivi Correia, de Parauapebas (PA). O produtor rural Hélio Júnior, também de Marabá, disse que “a manifestação pacífica em Brasília demonstrou que a classe ruralista apoia o governo do presidente Jair Bolsonaro”.

O discurso

Por volta das dez e meia da manhã o presidente Jair Bolsonaro sobrevoou a Esplanada dos Ministérios de helicóptero e em seguida, de cima de um carro de som, discursou para a multidão. O presidente estava acompanhado por onze ministros de Estado, entre os quais, Braga Neto, da Defesa; Luiz Eduardo Ramos, Secretário Geral da Presidência da República; Anderson Torres, da Justiça e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura.

Jair Bolsonaro disse que a multidão não estava na Praça dos Três Poderes “pelo presidente da República e sim pela liberdade”. O presidente criticou alguns governadores e prefeitos que, segundo ele, “ignoraram dispositivos constitucionais sobre o direito de ir e vir durante a pandemia”.

Jair Bolsonaro fez críticas ao Supremo Tribunal Federal, dizendo que “ninguém mais não aceitará que uma pessoa prejudique o governo e a liberdade de expressão como vem ocorrendo”, se referindo ao ministro Alexandre de Moraes, sem citar o nome dele.

O presidente da República agradeceu o apoio dos produtores rurais e de todos que participaram em Brasília da manifestação em apoio ao seu governo e disse ainda que “estará sempre ao lado do povo brasileiro porque todos que estavam na manifestação querem a paz e a harmonia e respeitam a Constituição”.

Parlamentares da oposição e membros do Poder Judiciário criticaram o discurso do presidente Jair Bolsonaro, ressaltando que “ele tem a obrigação de criar um relacionamento harmônico entre o Legislativo, o Judiciário e o Executivo”.

Mais de 400 mil pessoas

A Polícia Militar do Distrito Federal calculou que mais de 400 mil pessoas participaram da manifestação na Esplanada dos Ministérios. Alguns produtores rurais disseram ao Conexão Rural que “a estimativa era de mais de 500 mil pessoas presentes ao ato”. Já deputados da oposição divulgaram em suas redes sociais que “a manifestação pró-Bolsonaro não atingiu o público esperado pelos os organizadores”.

As manifestações pró e contra Bolsonaro em Brasília dia 7 de setembro foram consideradas pacíficas e não foi registrado nenhum incidente envolvendo os participantes.

Repercussão

A manifestação em Brasília em apoio ao presidente Jair Bolsonaro reuniu produtores rurais de todo o Brasil. Os amigos produtores rurais Leandro Spaniol, de Nova Mutum (MT), Thiago Gomes, de Juara (MT) e Sélio Bragatino, de Lucas do Rio Verde (MT) estavam “felizes com o sucesso da manifestação” e declararam apoio ao presidente da República e pediram “mais liberdade de expressão no país, sem a interferência de ministros do STF”.

As engenheiras agrônomas Taís Cristina Santos e Priscila Marques, que moram em Formosa (GO), disseram que o “agro tem peso na economia no país e está com o presidente Bolsonaro”.

O produtor de ovos em Santa Maria de Jetibá (ES), Fredy Berger, declarou, ao lado de um grupo de amigos capixabas, que “as coisas no Brasil precisam mudar, especialmente na esfera do STF” e que “todos os produtores rurais apoiam o presidente Jair Bolsonaro”.

No começo da tarde do dia 7 setembro, terça-feira, a maioria dos manifestantes deixou a Esplanada dos Ministérios de forma pacífica e retornou para seus estados de origem. À tarde, alguns produtores rurais retornaram à Esplanada dos Ministérios em uma mais uma demonstração de apoio ao presidente da República.

Presidente diz que não teve intenção de agredir outros Poderes

Afirmação está em nota divulgada nesta quinta-feira

Por Agência Brasil – Brasília

O presidente Jair Bolsonaro emitiu nota oficial na quinta-feira (9) em que afirma não ter tido a intenção de agredir outros Poderes da República e destacou que respeita a harmonia entre as instituições.

nota oficial, divulgada na página do Palácio do Planalto na internet, ocorre dois depois das manifestações pró-governo do dia 7 se setembro, que contou com a participação do presidente.

Na ocasião, tanto em Brasília quanto em São Paulo, Bolsonaro fez críticas a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema de urnas eletrônicas. Como reação, o presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebateram Bolsonaro.

“No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como presidente da República, vir a público para dizer: Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar”, escreveu o presidente.

Na nota, Bolsonaro elencou dez pontos. Em um deles, o presidente diz que as divergências se deram por causa de conflitos de entendimento sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e falou que nenhuma autoridade tem o direito de “esticar a corda”. Ele escreveu ainda que suas palavras, “por vezes contundentes”, são resultado do “calor do momento”.

“Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news. Mas na vida pública, as pessoas que exercem o poder não têm o direito de ‘esticar a corda’, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum”.

Ainda sobre o ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro afirmou que as divergências são naturais e que vai buscar resolvê-las por medidas judiciais para assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal.

Por fim, Bolsonaro afirmou que respeita as instituições da República, defendeu o regime democrático e disse que está disposto a manter o diálogo.

“Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil”.

Confira a íntegra da Declaração à Nação, emitida por Jair Bolsonaro:

Declaração à Nação

No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:

  1. Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
  2. Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
  3. Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
  4. Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
  5. Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
  6. Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
  7. Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
  8. Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
  9. Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
  10. Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.

DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA

Jair Bolsonaro

Presidente da República Federativa do Brasil

Edição: Kelly Oliveira

Conexão Rural

A cobertura completa da manifestação em Brasília irá ao ar no próximo fim de semana no Conexão Rural). (Rede TV de Parauapebas sábado às 9h30, com reprise no domingo no mesmo horário; TV Milagro Brasil na parabólica no domingo às 13h30 e reprise durante a semana em vários dias e horários; em sites parceiros no Maranhão, Tocantins, Rondônia e Paraná, e nas redes sociais do jornalista Lima Rodrigues, produtor e apresentador do programa.

APOIADORES

A viagem da equipe do Conexão Rural à Brasília, para a cobertura da manifestação em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, organizada pelo Movimento Brasil Verde e Amarelo, contou com o apoio das seguintes entidades, empresas e pessoas:

Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas, na pessoa da presidente do Siproduz, Grazi Ribeiro; Agrotrinta, de Curionópolis, na pessoa do pecuarista e empresário Renê; Lázaro de Deus Vieira Neto, da Fazenda Nova Vida, de Parauapebas; José Ricardo, das Farmácias Zero Hora e da Fazenda São José, nas Quatro Bocas; Soberana Agropecuária, na Avenida Getúlio Vargas, em Imperatriz (MA), nas pessoas dos diretores Elizete Gobira, Cleyanderson e Guilherme; Reinaldo Zucatelli, da RR Agropecuária e do Grupo Zucatelli, de Marabá e Imperatriz; Do pecuarista pioneiro na região sudeste do Pará, Geraldo Capota; Fazenda Fortaleza, de Rondon do Pará, do  pecuarista Carlos Magno Chaves; Pecuarista José Alfredo, de Imperatriz; Do amigo Davi Queiroz, do Grupo Tropeiros do Brasil, de Buritirana (MA); Hélio Júnior, da Colombo Agronegócios e Fazenda Guanabara, de Marabá (PA), e da Acripará-Associação dos Criadores do Pará, na pessoa do presidente Maurício Fraga Filho.

Secretário Tom Lyra realiza agenda de e visitas em Araguatins

Seguindo as diretrizes do governador Mauro Carlesse, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, deu início na quarta-feira (1º/09), a uma agenda de atividades em Araguatins. A ação teve como objetivos, estreitar laços com o município, fomentar ações de desenvolvimento econômico e social, além de, alinhar projetos que viabilizem o crescimento da região conhecida como Bico do Papagaio e todos os seus municípios. O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal.

Na ocasião, Tom Lyra, foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Aquiles Pereira de Sousa, conhecido popularmente como Aquiles da Areia, que na oportunidade agradeceu a parceria implementada pelo Governo do Tocantins junto aos municípios do estado e pelas ações estabelecidas por este para descentralizar o crescimento e apoiar a todos de maneira igualitária.

Descentralizar

De acordo com o secretário Tom Lyra, descentralizar o crescimento é fundamental para que todos os municípios melhorem a sua economia, e com isso consigam garantir melhores condições de vida a sua população, assim como anseia o governador Mauro Carlesse. “Atendendo as orientações do Governador, temos visitado diversos municípios do Estado, o objetivo dessa ação é estreitar laços e prospectar projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico e social de todos, queremos garantir a geração de emprego e renda para cada tocantinense, temos como égide do nosso trabalho, ser uma gestão municipalista, e isso só é possível quando se conhece de perto a realidade de cada um deles e contribuir com propostas que se adequem a necessidade destas cidades”, concluiu. (Nayna Peres / Governo do Tocantins).

Biofach 2022: inscrições abertas para a maior feira de orgânicos do mundo

Estão abertas as inscrições da chamada pública que vai selecionar empreendimentos/cooperativas, prioritariamente da agricultura familiar, agroindústrias e empresas do setor orgânico para integrar o Pavilhão Brasil na maior feira de negócios do segmento de orgânicos, a Biofach 2022. O evento, que está na 32ª edição, ocorrerá entre os dias 15 e 18 de fevereiro do próximo ano, em Nuremberg, na Alemanha.

Para participar do processo de seleção, os interessados precisam preencher, até o dia 15 de setembro, o formulário de inscrição e enviar uma cópia escaneada de pelo menos um dos certificados internacionais de orgânicos válidos para a Biofach 2022 para o e-mail: cgpc_2@agricultura.gov.br. O ato de inscrição não garante a participação na feira, apenas manifesta o interesse do inscrito no processo de seleção de expositores, conforme descrito nos Termos e Condições de Participação.

A organização do Pavilhão Brasil na Biofach 2022 será realizada conjuntamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil em Berlim.

Na feira, os expositores do Pavilhão Brasil deverão expor seus produtos, promover degustações, receber visitantes, encontrar fornecedores e compradores de seus produtos e outros parceiros comerciais, conhecer novas tecnologias e prospectar ou realizar negócios.

Paralelamente à Biofach, ocorrerá a Feira Internacional de Cuidados Pessoais Naturais e Orgânicos, a Vivaness. Em 2020, os dois eventos juntos contaram com 3.792 expositores e estiveram presentes na feira 47 mil visitantes de mais de 130 países. (Fonte: Ministério da Agricultura).

Fider Pescados recicla 13,2 toneladas de embalagens

A Fider Pescados, uma das maiores indústrias de processamento de produtos de tilápia do Brasil, tem mais uma importante conquista na área socioambiental. A empresa deu encaminhamento correto, por meio de reciclagem, de 13,2 toneladas de embalagens em 12 meses. Esse volume representa 22% da massa de plástico e papelão comercializada no período, percentual que atende às exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

“Este é mais um resultado que nos enche de orgulho e reafirma o compromisso da Fider Pescados de priorizar todas as boas práticas de produção e de segurança alimentar, além de respeito às pessoas e ao meio ambiente”, ressalta Juliano Kubtiza, gerente da Fider Pescados.

Além de tirar do meio ambiente mais de 13 toneladas de embalagens, a Fider contribuiu para a geração de renda para diversas cooperativas e operadores de reciclagem de seis estados (SP, RJ, RJ, BA e MG) e o Distrito Federal. (Texto Comunicação – SP).

Peixe BR e campanha Coma Mais Peixe apoiam Semana do Peixe

 Criada há duas décadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Semana do Peixe busca o aumento do consumo de peixes no Brasil, apresentando as espécies, mostrando receitas práticas e reforçando a importância dessa proteína animal para a saúde das pessoas. A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e a campanha @comamaispeixe apoiam a Semana do Peixe, com a realização de ações especiais de valorização do peixe de cultivo brasileiro.

“O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de tilápia e tem uma diversidade incrível de peixes nativos, como tambaqui, pirarucu e tantos outros. Além disso, tempos água, dimensão territorial, clima favorável e produtores empenhados em aumentar a oferta de peixes de cultivo. Na outra ponta, temos um consumo ainda em crescimento. Os brasileiros consomem apenas 10 kg de pescado, sendo 4 kg de peixes de cultivo, criados em cativeiro seguindo as boas práticas de segurança alimentar. É pouco. A Peixe BR e a @comamaispeixe dão sua contribuição para mostrar a importância de aumentar essa demanda interna pois peixe é saboroso, nutritivo e acessível”, assinala Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR.

Durante a Semana do Peixe, a Peixe BR e a @comamaispeixe divulgarão conteúdos especiais nas redes, como dicas, curiosidades, receitas e espécies, como Qual o melhor: peixe fresco ou congelado? Como armazenar corretamente os peixes? Como escolher os peixes? Como identificar as espécies.

Acompanhem as ações da Semana do Peixe nas mídias sociais da campanha @comamaispeixe. (Texto Comunicação – SP).

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário