Publicidade

Coluna do Lima Rodrigues – 13 de junho de 2019

Missão dos Estados Unidos inspeciona frigoríficos do Brasil
Na segunda-feira (10) uma missão veterinária dos Estados Unidos chegou ao Brasil para inspecionar frigoríficos de bovinos e suínos. As reuniões inicial e final serão realizadas em Brasília.A auditoria, que se estenderá até o dia 28, será realizada em abatedouros de seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Serão inspecionados também os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) em São Paulo e Minas Gerais, centros de análises do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Estão previstas ainda auditorias nos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério (SIPOAs) de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e de Goiás. Os roteiros serão cumpridos por duas equipes, de seis veterinários do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos (FSIS na sigla em inglês), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).


Para a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, o Brasil já cumpriu todas as exigências feitas pelos americanos em relação à qualidade do produto brasileiro e agora está pronto para dar início às exportações de carne bovina in natura. Em março, após negociações com os EUA, a ministra disse que as questões burocráticas estavam resolvidas com as autoridades sanitárias americanas.

Em relação ao pedido dos Estados Unidos de exportar carne suína ao Brasil, Tereza Cristina explicou que o governo brasileiro ainda está avaliando a parte sanitária do certificado de importação. “Não foi concedida ainda (a autorização para os EUA exportarem a carne), estamos ainda discutindo o certificado sanitário”, explicou a ministra na ocasião. (Release enviado para a coluna pela assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura).

Congresso ANDAV reúne especialistas para debater sobre os novos rumos da distribuição de insumos agropecuários no Brasil

Considerado o maior encontro da distribuição de insumos agropecuários do mundo, a nona edição do Congresso ANDAV – Fórum & Exposição vai abordar, entre os dias 12 e 14 de agosto, as principais tendências e desafios do segmento. O evento, promovido no Transamerica Expo Center, em São Paulo, é realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) e organizado pela Clarion Events Brasil.

O Congresso ANDAV 2019 reunirá renomados especialistas, apresentando temas estratégicos e melhores práticas. A expectativa da organização é receber um público de 5 mil pessoas, entre profissionais, palestrantes, expositores, congressistas e visitantes.

Fórum e Programação do IX Congresso ANDAV

Reunindo um conteúdo diversificado e que compreende as necessidades do setor, o Fórum do IX Congresso ANDAV vai abordar as barreiras encontradas pelo distribuidor de insumos agropecuários, destacando soluções inteligentes. Em um debate intersetorial, apresentará o macrotema: “O Distribuidor 4.0” com exposições que levantam questões sobre o cenário político e econômico brasileiro e os seus impactos no agronegócio; a importância da inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias para o segmento; os novos desafios do setor de distribuição e suas possíveis soluções, que serão apresentadas durante os três dias de evento. (Mecânica da Comunicação – SP).

2º Encontro Casul

 A Belgo Bekaert Arames participa do 2º Encontro Casul, nos dias 13 e 14 de junho, na Cooperativa Agropecuária de Parapuã, em Tupã (SP). O evento promoverá amplo debate sobre a produção agrícola na região.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região de Tupã (SP) está entre as nove maiores produtoras agropecuárias do Estado de São Paulo, com valor da produção em torno de R$ 2,531 bilhões/ano.

“Essa região tem expressiva força no cenário agropecuário paulista, com destaque para ovos, amendoim em casca, cana-de-açúcar, soja e outros produtos. Reconhecendo a relevância de São Paulo para o agronegócio nacional, a Belgo prestigia o Encontro Casul, levando o que há de mais moderno em soluções de e cercas para os produtores da região”, informa Cesar Oliveira, analisa de mercado da Belgo Bekaert Arames.  (Texto Comunicação Corporativa – SP).

Apelo ambiental e oferta de produtos eficientes incentiva uso de defensivo biológico no agro brasileiro

A crescente demanda por soluções de defensivos agrícolas com menor impacto ambiental ou para quem atua no campo, aliada a maior oferta de ativos biológicos eficientes contra pragas e doenças e um melhor suporte técnico por parte da indústria de controle biológico explicam o expressivo crescimento nas vendas desse segmento no Brasil. A avaliação foi feita por Amália Piazentim Borsari, diretora executiva da ABCBio – Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico durante o TEA Brazil 2019 – Fórum de Tecnologia na Agricultura, na quinta-feira (6), em São Paulo.

“O Brasil é líder no crescimento global devido a crescente demanda por controle biológico de pragas e doenças na agricultura, e também ao aprimoramento da assistência técnica e da disseminação de conhecimento nessa área. Acreditamos que os biodefensivos utilizados em sistema de manejo integrado de pragas são as chaves para a agricultura sustentável no futuro”, comentou a executiva, lembrando que em 2018, as vendas das empresas filiadas à ABCBio atingiram a marca de R$ 464,5 milhões, resultando num crescimento de 77% sobre o ano anterior. (Texto Comunicação Corporativa – SP).

Expocanaã 2019

Começa nesta quinta-feira, 13, e prossegue até domingo, 16 de junho, a 6ª Expocanaã 2019. Com uma vasta programação, que inclui seminários de interesse do homem, incluindo palestras com renomados especialistas em agronegócio, leilões, e shows sertanejos. Entre as atrações musicais estão Diego & Arnaldo; Bruno & Barreto; Thiago & Luan e ainda o grupo Forró Boys.

No sábado, 8, foi realizada a grande cavalgada com a participação de mais de 2 mil cavaleiros e amazonas. Após percorrerem as principais ruas de Canaã dos Carajás, os participantes da cavalgada foram se confraternizar em um grande churrasco realizado no Parque de Exposições Florentino Guirelli. Houve ainda show sertanejo do violeiro goiano Almir Pessoa.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Canaã dos Carajás (Sicampo), Carlos Mariano, “a expectativa para a Expocanaã é muito boa, levando em conta o sucesso da cavalgada de sábado”. Mariano acredita que “esta será uma das melhores feiras já promovidas na cidade”.

 

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu